A sinusectomia, conhecida popularmente como cirurgia de sinusite, é um procedimento recomendado quando o tratamento conservador ou farmacológico não consegue aliviar os sintomas da sinusite. Esta condição, caracterizada por infecção dos seios paranasais, pode ser de origem bacteriana, viral ou fúngica, resultando na obstrução dos canais e comprometimento das vias de migração do muco. Os principais sintomas que podem ser indicadores da sinusite são: tosse crônica, dor facial persistente (especialmente na área dos olhos), congestão nasal e, às vezes, febre.
A cirurgia de sinusite é usada para expandir os seios paranasais afetados e remover material inflamatório acumulado no local. O procedimento geralmente envolve a remoção cirúrgica de tecido inflamado, células mortas e/ou pólipos (tecido benigno). Uma vez concluída a cirurgia é possível também realizar procedimentos endoscópicos para limpar as vias nasais obstruídas com máxima precisão sem causar maiores lesões nos tecidos circundantes.
O objetivo principal da cirurgia é restaurar o fluxo natural do muco entre os seios paranasais afetados permitindo uma boa ventilação destas áreas do rosto e aliviando consequentemente todos os sintomas relacionados à sinusite aguda ou crônica..
Você precisa fazer essa cirurgia? Clique aqui e conheça a plataforma que está ajudando pessoas como você a realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde.
Como é feita a cirurgia de sinusite?
A sinusectomia é feita por dentro do nariz, por via de uma endoscopia nasal. Durante o procedimento o médico cirurgião introduz com o auxílio de uma microcâmera de vídeo o equipamento que tem a espessura de um fio de fibra ótica.
Com o equipamento inserido, o médico realiza a drenagem dos seios nasais para aliviar a pressão gerada pela sinusite e aliviar a pressão. Além disso, o procedimento desobstrui os canais de ventilação nasais, o que melhora consideravelmente a respiração da pessoa operada.
Quando é necessário fazer uma cirurgia de sinusite?
A cirurgia de sinusite é necessária quando os sintomas da doença não são controlados com medicamentos e outros tratamentos.
Se você tem quadros graves de sinusite que se repetem constantemente, converse com seu médico sobre a possibilidade da cirurgia para o seu caso.
VALE LEMBRAR QUE: A indicação ou contraindicação da sinusectomia deve ser feita única e exclusivamente pelo médico ao avaliar o quadro do paciente e depois de todas as alternativas de tratamento não cirúrgicos serem descartadas. Como toda cirurgia envolve riscos, a sinusectomia nunca deve ser considerada a primeira opção de tratamento para quem sofre com a sinusite. Se você tem a indicação para a cirurgia, clique aqui e verifique as possibilidades da SYN para você!
Quanto custa a cirurgia de sinusite?
Na rede particular a cirurgia de sinusite, a sinusectomia, pode ser encontrada por valores que variam de R$ 8.000,00 a R$ 20.000,00. Se você precisa desse procedimento e quer um orçamento único e 100% previsível, clique aqui e conheça a plataforma que ajuda pessoas como você a operar na rede particular, mesmo que você não tenha plano de saúde.