Marketing Digital para médicos: 3 formas fáceis de fazer bem feito

Doutor, você está buscando formas de se posicionar na internet e alcançar seus pacientes usando as possibilidades do marketing digital? Então este artigo vai te ajudar, e muito! Vamos te apresentar hoje três formas simples e fáceis de fazer marketing médico na internet e, o melhor, te apresentar uma possibilidade de fazer todas sem gastar nada. 

Hoje em dia todos já sabem da importância do marketing digital em um mundo cada vez mais conectado. Já é possível afirmar, embora possa parecer um tanto quanto contraditório, que um negócio ou serviço que não existe no digital, provavelmente não existe ou tem poucas chances de continuar existindo em um futuro próximo.

Mas, se você se dispôs a buscar informações, já está muito à frente daqueles que ainda não se atentaram à importância e ao valor que uma boa estratégia de posicionamento digital pode ajudar médicos, clínicas e outras empresas de saúde. 

Vamos ajudar você explicando como fazer, com estratégias que vão desde otimizar sua presença on-line e alavancar a mídia social até criar conteúdo relevante e elaborar e-mails atraentes. Então, aqui estão três formas simples e fáceis de começar no marketing digital e marketing de saúde. Boa leitura!

O que é marketing digital para médicos?

O marketing digital para médicos tem tudo a ver com estabelecer uma forte presença no mundo online para obter mais leads para sua prática. Embora essa não seja uma tarefa fácil, investir tempo e energia para fazê-la corretamente pode ajudá-lo a construir um negócio médico de sucesso.

Na sua forma mais simples, o marketing digital para médicos é uma forma de promover a sua prática médica e os serviços que você realiza no meio digital, ou seja, sua especialidade e os seus atendimentos. As melhores estratégias de Marketing Médico e  Marketing Digital para médicos, incluem otimização do seu site e conteúdo para mecanismos de pesquisa, criação de anúncios pagos nas mídias sociais e no Google, e publicação de artigos sobre tópicos relevantes de saúde. Na medida do crescimento da sua rede, também é muito importante  construir relacionamentos com influenciadores do setor de saúde.

Resumindo: não se trata apenas de conseguir mais pacientes, mas também de se envolver com clientes em potencial, conectar-se com influenciadores e se posicionar como um especialista – tudo por meio de canais digitais. Ao fazer isso, você pode criar confiança entre os clientes em potencial e, por fim, aumentar o número de pacientes.

1- Usando mídias sociais para marketing médico

Ao criar conteúdo personalizado especificamente para seu público-alvo, você pode demonstrar sua experiência e se diferenciar de seus colegas. Você também pode investir em publicidade em plataformas de mídia social como Facebook e Instagram, o que permite atingir um público ainda mais amplo e direcionar mais tráfego para seu site ou página de prática.

Outra ótima maneira de usar a mídia social para marketing médico é usar o marketing de influenciadores, também chamado de marketing de influência. Trabalhe com os principais influenciadores na área médica e aproveite seu alcance, credibilidade e autoridade para comercializar seus serviços – isso pode ser feito por meio de postagens patrocinadas ou colaborações orgânicas. Por fim, lembre-se de que interagir com os pacientes nas mídias sociais, respondendo a perguntas ou comentários, demonstra que você se importa e está atualizado com as tendências atuais.

2- Aproveitando o poder do SEO

O SEO (Search Engineng Optimization) deve ser um dos alicerces de sua estratégia de marketing digital. SEO significa otimização de mecanismo de pesquisa e é uma maneira de garantir que seu site seja otimizado para mecanismos de pesquisa como Google, Bing e Yahoo!

O SEO envolve garantir que seu site seja fácil de encontrar quando pacientes em potencial inserem palavras-chave relevantes em seu mecanismo de pesquisa. Ele também garante que seu site seja classificado no topo da lista de resultados de pesquisa usando estratégias de otimização de conteúdo e criação de links.

Aqui estão algumas dicas práticas para otimizar seu site médico com SEO:

Use palavras-chave mais específicas relacionadas ao seu produto ou serviço, as chamadas palavras-chave de cauda longa, para aparecer em consultas de pesquisa mais especializadas — isso aumenta sua visibilidade nos mecanismos de pesquisa

Crie conteúdo de alta qualidade em torno dessas palavras-chave – use recursos visuais, como vídeos ou gráficos, quando apropriado

Otimize URLs e metadados com palavras-chave relevantes

Desenvolva uma estrutura de links internos com links de texto âncora entre as páginas

Certifique-se de que todas as imagens em seu site estejam devidamente rotuladas com texto alternativo, para que possam ser indexadas pelo algoritmo de pesquisa de imagens do Google

Obtenha links de outros sites para o seu – isso é conhecido como criação de links externos

Aproveite o SEO local otimizando listagens no Google Meu Negócio ou no Yelp.

3- Utilizando estratégias de e-mail e marketing móvel

A quinta e última estratégia para um marketing digital bem-sucedido para médicos é usar o e-mail, a famosa newsletter que você pode criar até mesmo no Linkedin. O e-mail ainda é uma das formas mais eficazes de entrar em contato e interagir com os pacientes, pois possibilita a manutenção de um relacionamento criado, seja no consultório ou seja no primeiro contato que esse paciente teve com o seu nome. Você pode usar campanhas de e-mail para manter os pacientes atualizados sobre os serviços, campanhas ou dicas de bem-estar mais recentes que sua clínica tem a oferecer.

MAS, ATENÇÃO com as regras do Conselho Federal de Medicina. O CFM tem regras específicas para publicidade e posicionamento digital envolvendo médicos, não sendo permitido fazer propaganda explícita. Por isso, é muito importante que o médico construa uma estratégia apoiada no relacionamento com o paciente e outros médicos e no crescimento exponencial a partir do compartilhamento de informação sobre saúde e sua área de atuação. 

Conclusão

Para resumir, os médicos podem aproveitar os recursos do marketing digital, concentrando-se nas principais áreas de desenvolvimento de sites, otimização de mecanismos de pesquisa, marketing de conteúdo, marketing de mídia social e geração de leads. Cada uma dessas áreas requer tempo e esforço para ser bem-sucedida; no entanto, quando bem executados, podem resultar em melhorias significativas no reconhecimento e na receita.

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