A cirurgia de gastrectomia é uma operação para remover a parte superior do estômago e, às vezes, um pequeno segmento do intestino delgado e outros tecidos. A maioria das pessoas que se submetem a este tipo de cirurgia têm câncer gástrico ou outra condição que requer a retirada da área afetada.
A cirurgia de gastrectomia pode ser feita de diversas maneiras, dependendo da quantidade de tecido que precisa ser removido e das condições médicas específicas de cada paciente.
Se você precisa fazer essa cirurgia, leia o artigo que preparamos com as principais dúvidas sobre o assunto. E se você quer saber como realizar essa cirurgia na rede particular com previsibilidade e segurança, clique aqui e fale com a gente! (LINK)
Quais são os tipos de gastrectomia?
Existem basicamente três tipos de gastrectomia: subtotal, total e parcial. A subtotal envolve a remoção da maior parte do estômago, mas deixando um pequeno pedaço intacto para ser conectado às entranhas. A gastrectomia total é exatamente o que parece – todo o estômago é removido. Por último, a gastrectomia parcial é quando apenas uma parte do estômago é removida.
Como é feita a cirurgia de gastrectomia?
Com o uso de ferramentas cirúrgicas, o cirurgião remove parte ou todo o estômago,a depender do tipo de procedimento e da necessidade relacionada ao quadro de saúde do paciente operado. O procedimento é feito exclusivamente no centro cirúrgico e o paciente é submetido a anestesia antes de iniciar a operação.
Quanto tempo dura uma cirurgia de gastrectomia?
Uma cirurgia de gastrectomia, também conhecida como remoção do estômago, pode durar de duas a cinco horas. Isto depende do tipo de cirurgia que é realizada e das condições do paciente. A maioria das pessoas permanece no hospital por cerca de uma semana após a cirurgia e, em seguida, é enviada para casa para continuar a recuperação.
Como é o pós-operatório da cirurgia de gastrectomia?
Por se tratar de um procedimento invasivo, o pós-operatório de gastrectomia exige repouso e acompanhamento. Por conta disso, o paciente deve permanecer internado após o procedimento por pelo menos 3 dias, podendo o médico cirurgião aumentar esse tempo de permanência.
Os 30 dias após a cirurgia também precisam ser de cautela, não podendo o paciente carregar peso e nem praticar atividades físicas.
Como fazer cirurgia de gastrectomia sem plano de saúde?
Se você quer realizar essa cirurgia na rede particular e não pode ou não quer esperar pelo SUS, clique aqui e conheça a plataforma que está ajudando pessoas como você a conseguirem realizar sua cirurgia particular com previsibilidade e segurança. (LINK)