Também chamada simplesmente de cirurgia reparadora, a cirurgia de remoção do excesso de pele é uma cirurgia para a retirada do excesso de pele quando há perda repentina de peso ou quando o crescimento da pele é maior que a estrutura muscular do corpo.
A pele é o maior órgão do corpo humano, pois sua extensão atinge todo o corpo, da cabeça aos pés. Geralmente a pele tende a acompanhar o crescimento do corpo e a renovação celular reduz ou aumenta essa estrutura quando há ganho ou perda de peso, mas há situações onde a pele não acompanha o ritmo da perda de peso, gerando a flacidez repentina da pele. Essa situação é muito comum após a perda de peso considerável ou cirurgia bariátrica, situações onde a perda de elasticidade da pele é inevitável.
Apesar de ser muito indicada para fins estéticos, já que a flacidez do excesso de pele prejudica muito a autoestima da pessoa, a remoção do excesso de pele também é indicada para solucionar ou minimizar os impactos do excesso de pele na saúde e no bem-estar do paciente. O problema mais comum relacionado ao excesso de ele são:
- Assaduras ou ferimentos locais.
- Dores na região devido ao peso da pele “pendurada”.
- Dificuldade de movimentar e, em algumas situações, risco de queda ou pequenos acidentes no dia a dia.
Quando a cirurgia de excesso de pele é indicada?
A cirurgia de remoção do excesso de pele é indicada quando a flacidez da pele está prejudicando o bem-estar e até mesmo a qualidade de vida da pessoa. É mais comum a cirurgia ser recomendada após a realização de uma bariátrica, mas pode ser indicada em qualquer situação onde a perda de elasticidade da pele gera flacidez considerável, como perda repentina e considerável de peso, múltiplas gestações, etc.
A cirurgia de remoção de pele, além de remoção do excesso, como o próprio nome já diz, devolve a firmeza dos músculos da região afetada.
Como é feita a cirurgia de remoção de excesso de pele?
A cirurgia convencional começa com uma incisão (corte) transversal semilunar na região do abdômen. Após o corte, o médico faz o deslocamento da pele e do tecido gorduroso subcutâneo da musculatura e descarta o excedente.
A cirurgia também corrige a flacidez muscular com uma costura local quando é necessário, ajudando a devolver o tônus muscular na região
Qual é a cirurgia de remoção de pele?
A cirurgia de retirada do excesso de pele é chamada conforme a região onde é realizada. Por exemplo:
- Retirada do excesso de pele no abdômen: Abdominoplastia
- Retirada do excesso de pele nas mamas:mastopexia de mama
- Retirada do excesso de pele nos braços: Lifting de braço
- Retirada do excesso de pele nas coxas:Lifting de coxa.
A técnica utilizada é a mesma, já que o objetivo é a remoção, no entanto cada região tem sua especificidade e necessidade de cuidados e práticas diferentes durante e após o procedimento. Para mais informações sobre cada uma, consulte o médico cirurgião. Ainda não tem um médico e quer fazer essa cirurgia? Clique aqui e fale com a gente!
Quanto tempo dura uma cirurgia de retirada de pele?
A cirurgia pode demorar de uma a três horas, dependendo da região e da quantidade de pele a ser removida. O médico cirurgião precisa suturar a região para fazer a junção muscular novamente e, só então, realizar o fechamento da pele e finalizar o procedimento.
Quanto custa uma cirurgia de retirada de excesso de pele?
Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia de remoção do excesso de pele pode ter custos bastante variáveis. O motivo da variação é, além da técnica empregada, a região afetada, os custos dos honorários médico e gastos hospitalares.
Geralmente, contudo, a cirurgia de remoção de pele pode ser encontrada por valores que vão de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00.
Se você quer fazer essa cirurgia, mas não tem plano de saúde ou não pode e não quer esperar, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você.