Como fazer uma cirurgia sem ter de esperar muito

Quando você está à procura de uma cirurgia, você provavelmente quer que ela seja feita logo. E como tal, você provavelmente quer saber quais são os procedimentos mais rápidos para fazer cirurgia sem ter de esperar muito. 

Acontece que, mesmo que você tenha plano de saúde ou precise realizar sua cirurgia integralmente na rede particular, existem algumas etapas que não podem ser ignoradas, como a realização do pré-operatório por exemplo. 

Nesse artigo iremos falar sobre esse assunto e explicar porque a espera por uma cirurgia pode ser mais demorada e o que você pode fazer para que o seu procedimento seja realizado no tempo de acordo com as suas expectativas. Boa leitura!

 

É possível realizar uma cirurgia sem esperar muito e sem burocracia?

Algumas burocracias fazem parte do processo e precisam existir para garantir que todos os critérios anteriores à realização da cirurgia sejam observados para a segurança do paciente e de toda a equipe médica envolvida. 

Além disso, há algumas outras burocracias impossíveis de serem ignoradas ou mesmo agilizadas, como a aprovação do procedimento pela operadora de saúde. Muita gente não sabe, mas a operadora de saúde não é obrigada a custear todos os tipos de cirurgia e pode recusar o seu procedimento ou até mesmo acionar seu conselho de auditores médicos para avaliar o pedido e pedir mais detalhes do seu estado de saúde ao médico, assim como pedir exames complementares que comprovem a sua condição que levou ao pedido da cirurgia. O plano de saúde só é obrigado a cobrir as cirurgias que constam no rol de procedimentos obrigatórios da ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar.  Se você quer saber mais sobre esse assunto, clique aqui e leia o nosso artigo sobre as cirurgias cobertas pelos planos de saúde. (link)

Se você pretende realizar a cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, além de poder ter o seu procedimento negado, você poderá ter de esperar na fila do sistema após a liberação para a marcação da cirurgia. Se você quer saber como funciona o pedido de cirurgia pelo SUS e quais cirurgias o sistema público não realiza, clique aqui e leia esse outro nosso artigo

Agora, se você pretende realizar a sua cirurgia pela rede particular e possui renda permissiva para custear todo o procedimento, poderá agendar sua cirurgia diretamente com a equipe de saúde que irá realizar a sua cirurgia. No entanto, existe uma forma de realizar sua cirurgia particular com mais economia e segurança. Clique aqui e saiba mais sobre isso! 

Quais as fases de uma cirurgia?

Primeiramente é preciso entender que toda intervenção cirúrgica acontece em três fases. São elas: 

  1. O pré-operatório.
  2. A realização da cirurgia.
  3. O pós-operatório. 

Dependendo da cirurgia, a preparação poderá começar com uma semana de antecedência ou até mesmo com um mês de antecedência. Durante essa primeira fase, o médico vai conversar com o paciente, explicando os riscos e benefícios da cirurgia, além de fazer a avaliação prévia do seu estado de saúde.

Depois, o profissional de saúde irá pedir exames complementares para avaliar como está a saúde do paciente e excluir ou minimizar os riscos de complicações durante e depois do procedimento.

Após a realização da cirurgia o paciente ainda será submetido aos cuidados pós-operatórios até a sua completa recuperação. Os cuidados pós-operatórios variam muito de acordo com cada procedimento e podem ser breves ou demorar mais dias. 

Por que a cirurgia pelo SUS demora tanto?

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um sistema de saúde pública brasileiro, que visa oferecer assistência de qualidade a toda a população e que garanta o acesso universal às ações e serviços de saúde.

As filas para cirurgias do SUS (Sistema Único de Saúde) são motivo de preocupação para muitas pessoas. Isso porque a  quantidade de pessoas que esperam por uma cirurgia no SUS é muito grande, o que provoca filas.  

Cirurgia particular é caro?

Antes de tudo a cirurgia deve ser realizada por uma equipe multidisciplinar de profissionais, especializados nas áreas de anestesia, cirurgia e reabilitação (fisioterapia, fonoaudiologia etc). Além disso, é necessário que o paciente esteja bem preparado para a cirurgia, como por exemplo, realizar todas as etapas do pré-operatório indicadas pelo médico cirurgião que irá fazer a operação.

Sendo assim, uma cirurgia particular não deve ser considerada cara uma vez que a transformação que o procedimento irá causar na vida da pessoa operada é de valor incalculável. 

Leia também: Quanto custa uma cirurgia particular?

Como realizar minha cirurgia particular com economia e segurança?

Se você quer agilidade no processo de orçamento da sua cirurgia, a plataforma SYN pode ajudar você. A SYN entrega um orçamento único, com todas as fases da cirurgia particular já cotadas e mensuradas, tudo certinho para você se planejar melhor e conseguir realizar o seu procedimento na rede particular com segurança e previsibilidade. Clique aqui e saiba mais sobre a SYN!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados