O mercado da saúde vem passando por grandes e importantes inovações nos últimos anos. Isso vem acontecendo, em parte, pela própria revolução digital em todos os setores, e em parte pela evidente demanda por soluções que otimizem tempo e recurso para as empresas de saúde.
Nesse cenário, surgem um grande número de healthtechs, as startups brasileiras que estão revolucionando a saúde no país. De acordo com uma pesquisa da Liga Ventures em parceria com a consultora PwC, as startups dessa natureza registraram um aumento de 16,1% nos últimos três anos e chegaram a movimentar cerca de 1,79 bilhão de reais.
São muitas as soluções que essas startups entregam, mas todas elas focam em um ponto comum: melhorar o acesso e a prestação dos serviços de saúde. Segundo o mesmo estudo da PwC e Liga Ventures, atualmente no Brasil o número de startups de saúde é de 596 divididas em 35 categorias. Como não é possível citar todas, separamos aqui algumas delas que acreditamos que estão fazendo a diferença e impactando positivamente o mercado de saúde brasileiro. Veja quais são elas:
1 – Anestech
Com business intelligence, a startup faz a integração, rastreamento e análise de dados em tempo real sobre o estado de repouso do paciente antes da cirurgia. A Anestech faz o registro anestésico do paciente que vai ser operado e facilita ao médico o acompanhamento do processo na sala de cirurgia.
A hCentrix trabalha com Inteligência Artificial de 3ª Geração para a gestão do risco assistencial e de saúde populacional. Com algoritmos e sistema integrado para as operadoras de saúde, a empresa entrega soluções que podem prever riscos e gerar alertas e insights para que gestores possa agir preditivamente e, assim, evitar impactos negativos no futuro.
3- Biologix
Com um nicho bem específico, a Biologix é uma startup com soluções para agilizar e facilitar, o diagnóstico da AOS, apneia obstrutiva do sono. A combinação de soluções entrega ao médico não apenas insights e dados para o diagnóstico quanto orienta a tomada de decisão para o tratamento.
4- Doc24
Essa plataforma de telemedicina integra recursos que ajuda no diagnóstico de doenças cardiovasculares e respiratórias. A Doc24 tem como diferencial aplicações que usam inteligência artifical para capturar a pressão arterial, saturação e frequência cardíaca do paciente durante a consulta via câmera.
A Health ID LAb fornece exames laboratoriais in loco, sem o paciente precisar sair de casa com um kit de check-up e autocoleta. Além dos resultados com linguagem acessível, os pacientes ainda recebem sugestões de prevenção e dicas de autocuidado.
Essa startup tem uma proposta de otimizar o fluxo do ciclo de receita dando mais eficiência ao sistema de faturamento. A ferramenta usa tecnologia de dados para estratificar, consolidar informações e autorizações geradas automatizando o processo de registro e faturamento.
7- NeuralMed
A startup usa inteligência artificial para otimizar a agilidade no atendimento em hospitais, fornecendo possibilidades de análise de imagens e laudos médicos em tempo real.
8- Sweetch
A Sweetch é um sistema de monitoramento que recomenda ações de autocuidado, prevenção e tratamento de condições crônicas. A solução usa inteligência artificial para o envio de orientações personalizadas.
9- Vetpix
A Vetpix é outra solução para agilizar o processo de análises de exames e facilitar a assertividade no processo de geração dos laudos. A startup desenvolveu um pequeno microscópio automatizado que escaneia o material, envia as imagens para um servidor próprio e realiza exames com entrega de resultados quase que em tempo real.
Pioneira na criação de soluções para democratizar o acesso às cirurgias particulares, a SYN Saúde oferece a possibilidade de quem não tem plano de saúde e não pode ou não quer esperar pelo SUS para realizar o procedimento com economia e agilidade na rede particular. Para o médico cirurgião, a SYN otimiza o processo de orçamento gerando um orçamento único com todos os custos cotados, possibilitando o aumento da conversão de solicitações em cirurgias e dando a oportunidade de recebimento integral do valor pago pelo paciente, sem deduções. Clique aqui e saiba mais sobre a SYN.
Qual startup você acredita que também está revolucionando o mercado da saúde e que não entrou nessa lista? Deixe aqui nos comentários!
Respostas de 2