A Síndrome do túnel do carpo é uma neuropatia causada pela compressão do nervo mediano do canal do carpo, localizado entre a mão e o antebraço. Nesse artigo você terá uma coletânea de tudo o que você precisa saber sobre a síndrome do túnel do carpo, sintomas e tratamento.
O primeiro sintoma da Síndrome do túnel do carpo é o formigamento e dormência na palma das mãos, principalmente nas pontas dos dedos. Em casos mais graves, no entanto, a síndrome do túnel do carpo pode levar à perda de força e a atrofia muscular.
De acordo com o ortopedista, especialista em mãos, Dr. Edson Memória, em casos mais graves o tratamento para a síndrome do túnel do carpo é a cirurgia para a liberação do nervo. A cirurgia é de baixa complexidade e é realizada em ambiente hospitalar com duração média de 30 minutos. Assista ao vídeo do Dr. Edson Moreira e siga a SYN no instagram para ver os outros vídeos da série Minuto Synplifica.
Como se desenvolve a síndrome do túnel do carpo?
A compressão do nervo mediano no canal do carpo (entre a mão e o antebraço) é o que resulta no desenvolvimento da Síndrome do Túnel do Carpo. O nervo mediano e os tendões flexores passam por esse canal e podem vir a pressionar o nervo, ocasionando a Síndrome do túnel do carpo.
O que causa a Síndrome do túnel do carpo?
Qualquer alteração que aumente a pressão no nervo mediano no canal do carpo causa a Síndrome do Túnel do carpo. Essa alteração pode ser causada de diversas formas, como quedas e fraturas, condições hormonais e traumáticas e até uso de medicamentos. A causa associada mais comum, no entanto, é a Lesão por Esforço Repetitivo (L.E.R), gerada por movimentos repetitivos.
Leia também: Como fazer cirurgia sem ter de esperar muito
Qual é o tratamento para Síndrome do Túnel do Carpo?
O tratamento pode ser por medidas conservadoras até uma intervenção cirúrgica. A indicação para o melhor tratamento vai depender dos sintomas, resposta dos tratamentos clínicos e eventuais déficits neurológicos.
O tratamento clínico pode ser com uso de medicamentos, fisioterapia e utilização de órtese para imobilizar o pulso. No entanto, caso essas primeiras medidas não tenham efeitos positivos, o médico pode recomendar a aplicação de corticoide e, em último caso, encaminhar o paciente para a cirurgia.
Como é a cirurgia da Síndrome do Túnel do Carpo?
A cirurgia da Síndrome do Túnel do Carpo é um procedimento realizado em ambiente hospitalar. Durante o procedimento, o médico faz uma incisão no punho e faz a liberação e descompressão do nervo pressionado no canal do carpo. O tempo médio de realização do procedimento é de 20-30 minutos e não há necessidade de outras intervenções no pós-operatório.
Quanto custa a cirurgia do túnel do carpo?
A cirurgia da Síndrome do túnel do carpo pode custar entre R$3.000,00 a R$16.000,00. Os custos podem variar bastante a depender da técnica empregada, dos honorários médicos, dos custos hospitalares e também da necessidade de internação do paciente a um período superior ao da cirurgia.
Se você pretende realizar a cirurgia do túnel do carpo na rede particular e está em busca de uma alternativa mais econômica, 100% previsível e segura, clique aqui e saiba como a SYN Saúde pode ajudar você.