A cirurgia de tumor cerebral pode ser indicada por diferentes razões. Enquanto em alguns casos o objetivo é a remoção total do tumor, em outras situações a cirurgia pode ser realizada apenas para retirar uma amostra do tumor para o diagnóstico da natureza do mesmo. Esse tipo de procedimento é chamado de biópsia e tem como objetivo identificar se o tumor encontrado no paciente é benigno ou maligno.
Se você tem dúvidas sobre a cirurgia de tumor cerebral, é importante saber antes, de algumas informações que vamos apresentar a seguir. A primeira delas é que há diferentes tipos de cirurgia que podem ser necessários para esse tipo de tumor. Nesse artigo você também vai encontrar informações sobre como é feita a cirurgia de tumor cerebral, quanto custa esse procedimento e o que você precisa fazer para se preparar para a cirurgia.
É possível fazer cirurgia no cérebro?
Essa dúvida é bastante comum e muitas pessoas têm receio até em falar sobre esse assunto por se tratar de uma área sensível e importante do corpo. No entanto, não há o que temer quando o assunto é a cirurgia de tumor cerebral, uma vez que o procedimento visa dissecar ou retirar o tumor que já se encontra no paciente.
Outro receio muito comum é o de sequelas relacionadas à cirurgia. Atualmente já é possível, com o auxílio das novas técnicas, realizar uma cirurgia de tumor cerebral minimizando, e até evitando, o risco de sequelas. Para que isso aconteça de uma forma segura e com riscos significativamente menores, o neurocirurgião delimita antes do procedimento toda a área do cérebro responsável pelos movimentos e pelas outras funções essenciais, como a linguagem, antes da retirada do tumor.
Muitas experiências bem-sucedidas já puderam ser realizadas, você não precisa ter receio de uma sequela maior que a que o próprio tumor pode lhe causar. Converse com o neurocirurgião e a equipe de saúde que lhe acompanha e compartilhe suas dúvidas para que eles possam fornecer outras informações para tranquilizar você.
Como é feita a cirurgia de tumor cerebral?
A cirurgia pode ser feita por diferentes técnicas e com o auxílio de diferentes tecnologias, no entanto, o procedimento, de modo geral, é feito com uma pequena incisão (corte) no couro cabeludo do paciente e, em seguida, é realizada a craniotomia, isto é, abertura da calota craniana para acessar o tumor. Após acessar o tumor, o cirurgião iniciará o procedimento de retirada ou dissecação.
A microcirurgia para retirada do tumor é feita com auxílio do microscópio cirúrgico e de algumas outras tecnologias como: aspirador ultra-sônico (aspira o tumor minimizando a tração cerebral) e neuronavegação (usado para localizar o tumor com mais precisão).
Antes do procedimento, o neurocirurgião pode solicitar exames de imagens, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Esses exames vão ajudar o profissional a identificar toda a área ocupada pelo tumor e como deverá ser feita a retirada para minimizar ou evitar sequelas.
Quais os riscos de uma cirurgia de tumor cerebral?
Por se tratar de um procedimento cirúrgico, a cirurgia de tumor cerebral pode oferecer alguns riscos ao paciente. Contudo, é importante lembrar que o neurocirurgião e toda a equipe médica responsável atuarão para prevenir esses riscos ou reduzir os impactos de uma eventual complicação.
Os riscos mais comuns para esse procedimento são:
- Sangramentos durante a cirurgia.
- Infecção.
- Convulsões.
- Fraqueza.
- Paralisia (temporária ou permanente).
- Dificuldade de deglutição após a cirurgia.
- Acidente vascular cerebral (AVC).
IMPORTANTE: Se você está com receio de realizar a sua cirurgia por causa dos riscos, converse com o seu médico para que ele possa ajudar você a avaliar os prós e contras do procedimento para o seu estado de saúde.
Quanto tempo dura uma cirurgia de tumor cerebral?
A cirurgia para a retirada do tumor cerebral é muito variável, pois depende do tamanho, localização e consistência do tumor. Dessa forma a duração pode ser de 2 horas para tumores pequenos e superficiais ou até mais de 10 horas para tumores grandes da base de crânio.
Quanto custa uma cirurgia de retirada de tumor no cérebro ?
O valor da cirurgia de tumor cerebral pode variar muito dependendo da técnica empregada, dos honorários do médico neurocirurgião e dos custos hospitalares. Esse procedimento em média custa R$ 60.000,00 e, nos casos mais complexos, pode passar de R$ 100.000,00.
Como se preparar para a cirurgia de tumor cerebral?
- Se informe bastante sobre o seu procedimento.
- Tire todas as dúvidas com o seu médico.
- Informe sua família sobre todos os detalhes da sua cirurgia.
- Siga o pré-operatório que o médico indicou à risca.
- Confie na sua equipe de saúde e no médico que irá operar você.
- Peça um familiar ou pessoa de sua confiança para acompanhar você ao hospital.
Como fazer cirurgia de tumor cerebral sem plano de saúde?
Se você precisa fazer a cirurgia de tumor cerebral e não tem plano de saúde, clique aqui e conheça uma alternativa facilitada e previsível para você. Saiba mais sobre a SYN!