Otoplastia: a cirurgia da orelha de abano

A otoplastia é a cirurgia para correção de orelhas de tamanho grande ou formato atípicos popularmente conhecidos como “orelhas de abano”. Apesar de na maioria das vezes não oferecer nenhum risco à saúde, a condição leva a problemas sociais como baixa autoestima e dificuldade de socialização. 

Caso a pessoa não se sinta confortável com a própria imagem é possível realizar a cirurgia estética corretiva denominada otoplastia, tema deste artigo. A otoplastia é realizada por cirurgiões plásticos com o apoio de uma equipe médica exclusivamente no ambiente hospitalar. Durante o procedimento o cirurgião utiliza tecnologia e equipamentos para realizar a retirada do excesso de pele e, em seguida, inicia a reconstrução da forma da orelha do paciente.

 Crianças e adolescentes também podem realizar a otoplastia para correção da chamada “orelha de abano”, no entanto o médico cirurgião irá avaliar as condições clínicas e do paciente antes da liberação para o procedimento, assim como em qualquer outra cirurgia. 

Deseja saber mais detalhes sobre a otoplastia e de como você pode realizar essa cirurgia de forma acessível e mais econômica? Continue lendo esse artigo. 

 Como é feita a otoplastia da “orelha de abano”?

A otoplastia é realizada por uma incisão atrás da orelha para a retirada do excesso e ligamento da cartilagem. O corte é feito seguindo a dobra natural da pele e não oferece riscos para a funcionalidade auditiva.

O resultado varia de pessoa para pessoa uma vez que o procedimento segue a anatomia de cada um, no entanto é esperado a melhora da aparência das orelhas e a correção do excesso que geralmente é a causa do desconforto para o paciente. 

A técnica é feita, na maioria dos casos, com anestesia geral ou anestesia local com sedação.

Leia também: Cirurgias estéticas mais populares no Brasil

Quais as vantagens da otoplastia 

São muitas as vantagens em realizar uma otoplastia, mas aqui listamos as principais: 

  • Correção da chamada “orelha de abano”
  • Melhora na autoestima da pessoa 
  • Baixo risco cirúrgico na maioria dos casos
  • Resultado definitivo pode ser conferido em apenas 90 dias após o procedimento.

Qual o tempo de recuperação de uma otoplastia?

Após a realização da cirurgia o tempo de repouso recomendado é de 5 dias. No entanto, esse período de repouso total pode ser estendido se o médico julgar necessário. 

Após alguns dias do procedimento o curativo pode ser retirado, mas o resultado final da cirurgia de otoplastia é visível apenas após 90 dias a contar da realização do procedimento. 

Quanto custa uma otoplastia (cirurgia da orelha de abano)?

O preço da otoplastia, a cirurgia da orelha de abano, pode variar bastante a depender da técnica utilizada, custos hospitalares e honorários médicos. Portanto, o procedimento pode ser encontrado custando de R$ 8 mil a R$ 18 mil. 

Leia também: Como fazer cirurgia particular sem plano de saúde?

Como fazer minha otoplastia pelo SUS?

 O SUS ainda não realiza a otoplastia para fins estéticos, apenas em casos em que fiquem comprovados os danos psicológicos ao paciente.

Se você quer realizar essa cirurgia na rede particular e não tem plano de saúde, clique aqui e conheça a plataforma SYN. Cirurgias particulares com economia e previsibilidade para quem não tem plano de saúde e não pode ou não quer esperar. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados