Malformação de Chiari: quando é hora de operar?

Chamada popularmente como malformação de Chiari, a Síndrome de Arnold-Chiari é uma malformação rara que acomete o sistema nervoso central. A doença decorre de uma herniação das tonsilas cerebelares para o forame magno em que pode levar efeitos compressivos ou outras alterações da medula espinhal.

A síndrome de Chiari é dividida em quatro tipos, de acordo com a severidade dos sintomas apresentados pelo paciente:

  • -Tipo I: é o tipo mais comum da doença e os pacientes podem não apresentar sintomas. Quando presentes, os sintomas são dor de cabeça, incômodo da nuca e pescoço, tontura, desequilíbrio entre outras.
  • -Tipo II: acontece na infância e comumente associada com disrafismo espinhal. Os pacientes podem apresentar alguns dos mesmos sintomas, mas também podem sofrer de fraqueza nos membros inferiores, perda de sensibilidade nas extremidades e problemas para movimentar as pernas.
  • – Tipo III e Tipo IV: São mais raras e de menor importância clínica.

 

Sintomas e quando operar?

A malformação de Chiari é uma condição em que há um subdesenvolvimento da fossa posterior levando compressão de estruturas nervosas, herniacão das tonsilas cerebelares e obstrução do fluxo liquórico nesta região. Isso pode levar a vários sintomas, incluindo dor na nuca e região do pescoço, dores de cabeça, tonturas, problemas visuais, sensitivos e motores. Em alguns casos, a cirurgia é necessária para corrigir a malformação e aliviar os sintomas.

No entanto, nem todos os casos de malformação de Chiari requerem cirurgia. Se os sintomas forem leves e não estiverem interferindo na vida do paciente, geralmente não há necessidade de tratamento. Nos casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para evitar complicações como déficit neurológico.

A decisão de realizar uma cirurgia é geralmente baseada na intensidade dos sintomas do paciente e na presença de algumas alterações nos exames de imagem. Se a dor for incapacitante ou se houver outros problemas que estejam interferindo na qualidade de vida do paciente, a cirurgia pode ser recomendada. A maioria das cirurgias de Chiari é bem sucedida e os pacientes relatam alívio significativo dos sintomas após o procedimento.

Se você precisa de uma cirurgia de Chiari, clique aqui e saiba como a SYN pode te ajudar a realizar esse procedimento na rede particular com economia e previsibilidade, mesmo que você não tenha plano de saúde.

 

Como é feita a cirurgia de Chiari?

A cirurgia de Chiari é um procedimento neurocirúrgico que visa corrigir a malformação de Chiari e aliviar os sintomas que ela causa. O objetivo da cirurgia é aumentar o tamanho do forame magno e fossa posterior, para diminuir a pressão sobre o tronco encefálico e permitir que ele se movimente livremente.

A cirurgia de Chiari é realizada através da abertura do crânio (craniotomia) ou da incisão na parte inferior do pescoço (laminectomia). A técnica utilizada dependerá da severidade dos sintomas e das condições específicas de cada paciente. 

Na maioria dos casos, a cirurgia é bem-sucedida e os pacientes notam uma grande melhora nos seus sintomas. No entanto, em alguns casos, a cirurgia não pode ser completamente curativa e os pacientes podem necessitar de mais intervenções médicas para gerenciar sua condição.

(VÍDEO) Assista ao depoimento de uma paciente que realizou a cirurgia de Chiari com a ajuda da SYN.

Quais o s riscos da cirurgia de Chiari?

A cirurgia de Chiari é um procedimento complexo que envolve o reposicionamento da medula espinhal e do cérebro para aliviar os sintomas. Portanto, essa cirurgia também pode causar complicações, incluindo danos nos nervos, infecções e sangramentos. Além disso, existe o risco de que os sintomas possam voltar após a cirurgia.

É importante ressaltar que,  antes de optar por uma cirurgia de Chiari, é necessário considerar todos os riscos e benefícios do procedimento. Converse com o seu médico para que ele tire todas as suas dúvidas e te tranquilize quanto à realização da sua cirurgia. Geralmente os benefícios da intervenção superam o risco e o paciente opta pelo procedimento para voltar a ter qualidade de vida.

Quanto tempo demora uma cirurgia de Chiari?

Por se tratar de um procedimento complexo, a cirurgia para corrigir a malformação de Chiari pode ter duração de 2 a 3 horas. Depois da cirurgia o paciente ainda permanece em ambiente hospitalar por alguns dias em observação até o momento em que o médico faça a liberação da alta. 

Quanto custa uma cirurgia de Chiari?

Dependendo dos custos hospitalares, honorários médicos e técnica empregada, essa cirurgia pode custar valores entre R$ 30.000 a R$ 60.000. Se você precisa dessa cirurgia e não tem plano de saúde, clique aqui e saiba como a plataforma SYN ajuda pessoas como você democratizando o acesso à cirurgias particulares. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados