As constantes mudanças no mercado da saúde estão promovendo uma série de inovações nos métodos de tratamento e na tecnologia utilizada. No próximo ano, espera-se que esse mercado esteja totalmente transformado e com a evolução de soluções apresentadas no ramo da saúde e da tecnologia entre 2020 e 2022.
A principal agência de inteligência de mercado do mundo, a Mintel, fez algumas projeções para o que podemos esperar do mercado da saúde em 2023 e quais são as maiores tendências que podem transformar o mercado no próximo ano.
Te convidamos a ler o artigo e deixar abaixo o seu comentário sobre o que você acredita que será a principal inovação na saúde nesse próximo ano que se aproxima. E se você ainda não conhece a plataforma inovadora que está revolucionando o mercado das cirurgias particulares no Brasil, clique aqui e saiba mais sobre a SYN.
Serviços que já existem e que estarão ainda mais em evidência no próximo ano:
O mercado da saúde tem apresentado algumas soluções com grande potencial para expansão no próximo ano. Confira algumas delas:
- Telemedicina oferecida como produto principal nas operadoras.
- Dispositivos de controle e monitoramento self-care.
- Inteligência artificial orientando tomada de decisão nas empresas.
- Skills personalizadas para assistente virtual orientando ações de prevenção.
- Facilidade de acesso em serviços particulares para quem não tem plano de saúde.
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Quais as projeções para o consumidor do mercado da saúde no próximo ano?
Segundo a Mintel, 5 principais tendências marcarão as transformações no mercado da saúde em 2023 e nos próximos anos. São elas:
Mentalidade eu | O paciente no centro do cuidado: Os consumidores estarão mais dispostos a assumir o protagonismo sob a própria saúde, movimento que já vinha evoluindo nos últimos anos. O que se espera das marcas e empresas de saúde é que estejam atentas a esse movimento para que ajudem o cliente a enxergar as oportunidades, principalmente as relacionadas à prevenção e promoção da saúde.
Poder de decisão e co-criação para o cliente/usuário: O cliente, assumindo o protagonismo, também sentirá a necessidade de ter poder de decisão sobre novos produtos e serviços que o mercado deve lançar. A tendência é que ele possa personalizar produtos e serviços, podendo customizar ou selecionar o que ele julga ser melhor para ele dentro das opções do mercado.
Praticidade e menos ruído na comunicação: A tendência é que os consumidores queiram soluções ágeis e que sejam apresentadas da forma mais simples e direta possível. A disposição para se conectar com marcas demandará menos ruído na comunicação e na forma de apresentação dos produtos e serviços.
Regionalismo e fomento aos negócios locais: O mercado colaborativo já é uma tendência e se fortaleceu bastante durante o isolamento social da pandemia de Covid-19 em 2020. A projeção é que a valorização dos negócios locais ou com políticas de regionalização bem definidas sejam muito demandadas pelos clientes.
Consumo consciente e gastos intencionais: O consumidor no próximo ano estará disposto a gastar com produtos e serviços de saúde se ele enxergar valor no que está sendo oferecido à ele. Isso significa que alguns fatores como sustentabilidade, durabilidade e flexibilidade serão cruciais para que o consumidor opte ou não por querer contratar um produto ou serviço.