A cirurgia de mioma, também conhecida como miomectomia, é um procedimento para remover miomas do útero. Em muitos casos a cirurgia é a única maneira de remover um mioma, sendo indicada para que a paciente pare de sofrer com os sintomas da doença, por isso, vamos falar aqui sobre a cirurgia de mioma para que você possa se informar corretamente, caso precise desse procedimento.
A primeira coisa que você precisa saber sobre o procedimento é que ele é realizado exclusivamente em hospital, no bloco cirúrgico. Apesar de ser considerado um procedimento simples, essa cirurgia envolve sim alguns riscos por se tratar de uma intervenção para a retirada de um elemento no interior do corpo.
Um mioma é uma massa não-cancerosa de tecido muscular que pode se desenvolver dentro do útero, principalmente durante a idade fértil da mulher. Embora sejam benignos, os miomas podem causar vários problemas de saúde, incluindo dor, cólicas menstruais intensas e sangramento menstrual irregular ou abundante.
Se você precisa dessa cirurgia e não tem plano de saúde ou não quer esperar pelo SUS, clique aqui e saiba mais sobre a plataforma feita para resolver o seu problema.
A cirurgia de mioma: como é feita?
Em uma cirurgia de retirada do mioma o médico avalia o tamanho do elemento e qual será a melhor forma de intervenção. Há casos em que pode ser recomendada a retirada de todo o útero, inclusive para evitar o surgimento de novos miomas.. Em relação às técnicas do procedimento, a cirurgia pode ser feita por:
- Miomectomia – Pode ser por laparotomia, técnica convencional que realiza um corte da pelve até o útero, videolaparoscopia assistida por vídeo ou até mesmo por histeroscopia por via vaginal.
- Histerectomia: Cirurgias para retirada do útero que pode ser por via abdominal (aberta ou videolaparoscópica) ou sem cortes e menos invasiva por via vaginal.. Nessa técnica o equipamento cirúrgico é introduzido no útero pelo canal vaginal até a localização e retirada do útero.
IMPORTANTE: A escolha do tipo de cirurgia depende da localização e tamanho dos miomas, bem como da idade e desejos reprodutivos da mulher. As mulheres que desejam preservar sua fertilidade geralmente optam por uma miomectomia, enquanto aquelas que não planejam engravidar geralmente optam por uma histerectomia.
Quais os riscos da cirurgia de mioma?
A cirurgia de mioma é um procedimento geralmente bem tolerado e com poucos riscos. No entanto, como qualquer cirurgia, pode haver complicações, tais como: infecção, sangramento excessivo, reação a anestésicos e dor.
Se você tem receio de fazer essa cirurgia, converse com seu médico para que ele possa tirar suas dúvidas e tranquilizar você.
Cuidados pós-cirúrgicos após a cirurgia de retirada de mioma
A cirurgia para remover um mioma é geralmente realizada sob anestesia geral ou raquianestesia e dura cerca de 1 a 2 horas. Após a cirurgia, as mulheres geralmente ficam no hospital por 1 ou 2 dias antes de irem para casa. O tempo de recuperação total dependerá do tipo de cirurgia realizada, mas pode levar 4-6 semanas antes que as mulheres possam retornar às suas atividades normais.
Quanto custa a cirurgia de mioma?
Assim como toda cirurgia, a cirurgia de mioma tem custos que podem variar bastante. A depender da técnica empregada, custos honorários, hospitalares e da equipe médica assistente, a cirurgia para a retirada de mioma pode custar a partir de R$ 10.000,00.
Se você tem interesse nessa cirurgia e quer uma opção mais econômica e acessível, clique aqui agora que a SYN pode ajudar você