Manter-se tranquilo antes de uma cirurgia parece uma coisa simples, mas nem todo mundo consegue com facilidade. Mas a verdade é que nem todo mundo consegue se manter calmo e confiante antes de entrar no bloco cirúrgico. Muitas pessoas, principalmente aquelas naturalmente mais ansiosas, podem experimentar sensações de estresse, medo ou inquietação antes da cirurgia.
Se você busca informações sobre como se manter tranquilo antes da cirurgia, esse artigo vai ajudar você! Responderemos as principais dúvidas sobre como se preparar mentalmente e emocionalmente para esse processo e preparamos algumas dicas para te ajudar também com seus amigos e familiares que podem estar enfrentando esse processo. Boa leitura!
Qual cirurgia você irá realizar? Clique aqui e siga a SYN nas redes sociais para ver conteúdos sobre cirurgias. Nossos cirurgiões parceiros realizam vídeos tirando dúvidas sobre cirurgias.
É normal ficar ansioso antes de uma cirurgia?
É normal se sentir um pouco ansioso antes da cirurgia, assim como em qualquer situação onde você enfrentará algo que nunca vivenciou (o desconhecido). O que não é normal é quando essa ansiedade se torna incontrolável ao ponto de prejudicar a sua saúde mental, inclusive causando sintomas físicos, como palpitações, sudorese (suor excessivo), baixo apetite, insônia e impede você de realizar suas atividades diárias.
Isso acontece porque o receio e a insegurança quanto à realização da cirurgia podem causar ansiedade que desencadeia numa escalada de pensamentos negativos sobre a cirurgia. Lembre-se sempre de que a cirurgia feita em um ambiente hospitalar com um profissional habilitado e de confiança, pode oferecer mais benefícios que riscos para a sua saúde.
Como se preparar mentalmente para uma cirurgia?
Existem algumas coisas que você pode fazer para tentar diminuir sua ansiedade antes da cirurgia:
- -Converse com seu médico sobre todos os detalhes da cirurgia para tirar suas dúvidas e diminuir o medo do desconhecido. É importante saber exatamente o que vai acontecer durante a cirurgia e quais os riscos envolvidos.
- -Faça exercícios regulares para manter seu corpo em boa forma geral e reduzir o estresse.
- -Evite o consumo excessivo de café, chá, álcool ou tabaco, pois esses estimulantes podem exacerbar os sintomas da ansiedade.
- -Durma bem na noite anterior à cirurgia e evite ficar acordado até tarde assistindo televisão ou trabalhando no computador.
- -Se necessário, não deixe de pedir orientação a um psicólogo ou outro profissional de saúde mental para aprender técnicas de controle da ansiedade, como respiração profunda e relaxamento muscular.
Leia também: Cirurgia sem plano de saúde. Entenda o passo-a-passo
Tenho medo de fazer cirurgia, e agora?
Algumas pessoas têm medo do ambiente hospitalar e já experimentam sensações de medo e estresse só de ouvirem falar em um bloco cirúrgico. Isso acontece, normalmente, quando a pessoa já teve contato com histórias de cirurgias com complicações ou cuja recuperação do paciente não foi bem sucedida.
Nesse caso, a melhor forma de vencer o medo de passar por uma cirurgia é conversando com o médico sobre os prós e contras do procedimento que você precisa e, se for te dar mais segurança, pedir ao profissional uma indicação de uma pessoa que já passou por essa cirurgia para que possa se tranquilizar.
Vale lembrar que buscar histórias reais na internet pode tanto ajudar quanto atrapalhar o seu processo, pois cada experiência é única e cada organismo reage de uma forma individual às intervenções. O mais certo a se fazer é avaliar a necessidade de passar pela cirurgia e tirar todas as dúvidas com o médico que irá te operar.
Assim ele pode te dar todas as orientações para minimizar os riscos e te passar a segurança que você precisa para confiar no processo.
Como tranquilizar seus familiares antes da sua cirurgia:
Muitas pessoas não enfrentam diretamente o medo de fazer uma cirurgia, mas passam por isso com seus familiares e amigos próximos. É muito importante que os seus familiares estejam tranquilos antes do procedimento, pois eles serão sua rede de apoio imediata caso você precise de assistência depois da cirurgia.
Mantenha seus familiares próximos informados sobre o seu histórico de saúde e todos os passos do pré-operatório, além de fornecer as informações que o médico te passou na consulta para que eles estejam seguros de como o seu procedimento será realizado e os cuidados do pós-operatório.
Se julgar necessário, leve o seu familiar mais próximo na sua consulta para que ele possa conhecer o médico, tirar dúvidas e também adquirir a confiança necessária para estar tranquilo quanto à sua cirurgia.
Dicas extras para se manter calmo e controlar a ansiedade antes da cirurgia:
Se você está se sentindo ansioso antes da cirurgia, existem algumas coisas que você pode fazer para se manter calmo.
- Converse com o seu médico e explique os seus sentimentos. Ele pode te tranquilizar e fornecer instruções específicas que te ajudarão a lidar com a ansiedade.
- Leia sobre a cirurgia e pergunte ao seu médico todas as suas dúvidas. Ter uma compreensão clara do procedimento irá te deixar mais tranquilo sabendo exatamente o que acontecerá.
- Faça exercícios de respiração profunda e alongamento para relaxar o corpo e a mente. Existem vários apps de respiração disponíveis para smartphones que podem te guiar através dos exercícios.
- Ouça música relaxante ou assista a um programa de televisão calmante antes da cirurgia para te distrair da ansiedade.
- Peça um ansiolítico leve para tomar na véspera da cirurgia para evitar dormir mal na noite anterior da operação
IMPORTANTE: Para muitas pessoas a ansiedade não é apenas uma sensação, mas sim uma doença. É importante frisar que um profissional de psicologia também pode ser indicado para ajudar o paciente a passar por essa fase e estar emocionalmente bem para a cirurgia.
Quer saber mais sobre cirurgias, financiamento e outras facilidades? Clique aqui e saiba mais sobre a SYN!