Números de cirurgias bariátricas cresce no Brasil

Você já pensou em fazer uma cirurgia bariátrica ou conhece alguém que precisa dessa cirurgia? Se sim, esse artigo vai motivar você!

É que segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o número de cirurgias bariátricas no Brasil está crescendo progressivamente a cada ano. O aumento da procura deste tipo de cirurgia, segundo o órgão, está relacionado não apenas com o aumento da obesidade no Brasil, mas também com o aumento das buscas dos pacientes por esse tipo de intervenção como tratamento para a doença e suas comorbidades associadas. 

De acordo com a SBCBM, nos últimos 5 anos foram realizadas mais de 310 mil cirurgias bariátricas no Brasil via Sistema Único de Saúde mais operadoras de saúde. O número pode ser ainda maior se considerado os procedimentos realizados na rede particular, que não foram contabilizados no levantamento.

Se você tem interesse em realizar uma bariátrica na rede particular, clique aqui e conheça a solução que vai ajudar você, mesmo que você não tenha plano de saúde. 

Leia também: Cirurgia bariátrica| Tudo o que você precisa saber

A evolução da bariátrica no Brasil:

A bariátrica, cirurgia de redução do estômago, começou a ser realizada no Brasil na década de 70. Anos mais tarde, o Brasil se tornou o segundo maior mercado do mundo para esse tipo de cirurgia, com cerca de 60 mil procedimentos anuais, em média, na rede pública e via planos de saúde. 

Ainda segundo a SBCBM, a expectativa é de que a procura por esse tipo de cirurgia continue aumentando progressivamente, principalmente por causa do aumento dos casos de obesidade e das doenças tratáveis associadas ao excesso de peso. 

Outro fator importante que tende a facilitar a indicação para a cirurgia bariátrica é a mudança nos critérios para se realizar essa cirurgia. Se antes era necessário ultrapassar os valores de IMC mínimos consideráveis para o procedimento, hoje os médicos podem avaliar o estado de saúde desse paciente e recomendar que a cirurgia seja realizada para ajudar a tratar as comorbidades, mesmo que o IMC seja inferior ao indicado para a intervenção cirúrgica. 
Apesar do aumento, o percentual de operadoras ainda é considerado baixo: Entenda!

O número de cirurgias bariátricas vem aumentando a cada ano, segundo a SBCBM, mas, segundo o próprio órgão, as mais de 60 mil cirurgias anuais ainda representam um percentual muito pequeno de todas as pessoas que necessitam dessa cirurgia. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o número de brasileiros que precisam de uma cirurgia bariátrica ultrapassa a marca de 13, 6 milhões, o que faz com que o número de cirurgias realizadas anualmente represente apenas 4 ou 5% dessa população. 

Logo, estima-se que um número grande de pessoas não apenas seja elegível para a cirurgia bariátrica como precise desse procedimento para tratar doenças associadas à obesidade, como a diabetes tipo 2 e a hipertensão. 

Desafios de quem precisa realizar uma bariátrica:

Há muitos desafios para quem precisa passar por uma bariátrica no Brasil, mas o maior deles é o acesso à cirurgia. Entre 2019 e 2021, nos períodos de pandemia, o SUS realizou pouco mais de 19 mil cirurgias bariátricas, o que contribuiu para o aumento na fila de espera de quem precisa realizar a cirurgia pelo sistema público de saúde. 

Atualmente o tempo médio de espera por uma bariátrica no SUS é de 12 a 24 meses a depender da gravidade do quadro do paciente. Se você tem interesse em realizar uma bariátrica, a SYN pode ajudar você. A plataforma ajuda pessoas que não tem plano de saúde e não podem ou não querem esperar pelo SUS. Clique aqui e tire suas dúvidas. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados