Cirurgia para desvio de septo nasal: O que é? Como funciona?

A cirurgia de correção do septo nasal é indicada quando o paciente tem sintomas como a obstrução nasal ou sinusites recorrentes. O septo nasal é a parede que divide as narinas. Quando ele está desviado, um dos lados fica mais obstrutivo que o outro causando problemas respiratórios.

A correção do septo nasal é realizada em consultório ou no centro cirúrgico , com anestesia local e sedação geral. Durante a cirurgia, o cirurgião remove parte do cartilagem e osso da parede para permitir que ela volte para sua posição normal. Esses materiais removidos podem ser substituídos por enxerto ósseo ou material sintético para reconstruir a região afetada e preencher áreas de irregularidades no septo. Após a correção do septo nasal, suturas internas são colocadas na região operada para evitar sangramentos e manter as estruturas remodeladas com maior firmeza possível. 

Os resultados da cirurgia de reversão de desvio de septo geralmente são bastante satisfatórios e o paciente pode sentir os resultados gradativamente após a recuperação total pós-procedimento. Nesse artigo você encontra outras informações sobre a cirurgia para desvio de septo e como você pode realizar essa cirurgia na rede particular mesmo sem plano de saúde. Continue lendo o artigo, ou se preferir, clique aqui e fale com a equipe da SYN sobre a possibilidade de realizar essa cirurgia. 

Quais os riscos de uma cirurgia de desvio de septo?

Uma cirurgia de desvio de septo é um procedimento relativamente simples, mas como qualquer procedimento cirúrgico, pode haver alguns riscos. Alguns dos riscos potenciais incluem sangramento excessivo, infecção, dor e inchaço. No entanto, a maioria das pessoas que sofre de desvio do septo não experimentará nenhum destes sintomas adversos e ficará satisfeita com o resultado da cirurgia.

Como é realizada a cirurgia de desvio de septo nasal?

A cirurgia de desvio de septo nasal consiste em corrigir o desvio do tabique nasal, o osso e a cartilagem que separam as duas metades nasais. É uma cirurgia bastante comum e pode ser realizada tanto de forma aberta quanto fechada. 

Se for feita de forma aberta, o cirurgião terá acesso direto à área afetada e poderá trabalhar com mais precisão. Já a cirurgia fechada é menos invasiva, pois não requer incisões externas. Ambas as técnicas são igualmente seguras e podem produzir resultados satisfatórios.

Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de desvio de septo?

A cirurgia de desvio de septo é um procedimento relativamente simples e pode ser feito em menos de uma hora. No entanto, o tempo de recuperação pode variar dependendo da extensão da cirurgia. Em geral, a maioria dos pacientes pode esperar retornar às suas atividades normais dentro de duas a três semanas. 

MAS ATENÇÃO:  é importante ter em mente que o corpo precisa de tempo para se adaptar à nova configuração do nariz, portanto, alguns sintomas podem persistir por algumas semanas ou mesmo meses.

Quanto custa uma cirurgia de desvio de septo nasal?

Assim como toda cirurgia, a cirurgia de desvio de septo nasal pode ter custos bastante variáveis. Isso acontece por causa dos diferentes tipos de técnica empregada no procedimento, nos honorários médicos que também podem variar e dos demais custos hospitalares envolvidos na cirurgia.

No entanto, é possível encontrar esse procedimento na rede particular por valores a partir de R$ 8.000,00. Se você precisa fazer uma cirurgia de desvio de septo nasal, clique aqui e conheça a plataforma que ajuda pessoas como você a operar na rede particular mesmo sem plano de saúde. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

2 respostas

    1. Olá Geraldo. Somente o médico pode recomendar a cirurgia após avaliar o seu caso. Um abraço e obrigado pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados