Se você acha que médicos não precisam entender de finanças, você está completamente errado. Assim como em qualquer outra categoria profissional, entender de finanças coloca o médico em condições de alcançar a liberdade financeira mais rápido e traçar planos para o futuro com mais previsibilidade e segurança.
Dentre as principais dicas para se tornar um médico financeiro estão: acompanhar diariamente o mercado financeiro, estar atento às notícias do mundo dos negócios e investimento, adquirir conhecimentos específicos sobre finanças (contabilidade, economia etc), realizar cursos e palestras sobre gestão de investimentos, realizando análise de mercado antes de tomar decisões e sempre usando a razão para analisar os resultados dos seus investimentos. Mas se você quer saber todas as dicas, uma por uma, explicamos abaixo nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre dicas de finanças para médicos.
Continue lendo esse artigo para saber mais e assine a Newsletter da SYN para ficar por dentro das inovações da saúde.
IMPORTANTE: Quando você for fazer investimentos do seu dinheiro, busque assessoria de investimentos especializada e credenciada pela Ancord. As assessorias especializadas podem te ajudar a analisar o mercado e as opções de investimentos mais adequadas para o seu perfil investidor e suas expectativas.
Agora, vamos às dicas!
5 dicas para médicos que querem entender de finanças:
1- Aprenda o básico sobre contabilidade: A primeira dica para médicos que querem entender mais de finanças é que eles devem começar a aprender sobre o básico de contabilidade. Aprender sobre como os dados financeiros estão organizados, registrados e como isso impacta no seu faturamento é essencial para ver para onde vai o seu dinheiro no fim do mês.
2-Se atualize sobre o mercado financeiro: A segunda dica é que os médicos precisam ter uma boa compreensão do mercado financeiro: conhecer as taxas de juros atuais, principais índices e outros fatores influentes nos mercados, assim como os principais eventos políticos e sociais que podem impactar na economia.
3- Pesquise e teste aplicativos e plataformas que te ajudem a se organizar financeiramente: A terceira dica é que os médicos devam familiarizar-se com novas tecnologias relacionadas às finanças. Atualmente, há muitas ferramentas online que podem ajudar na gestão dos investimentos, criação de portfólios diversificados e outras áreas importantes da finança pessoal.
4- Leia também livros sobre educação financeira e investimentos: Sabemos que um dos principais problemas enfrentados por profissionais da saúde são as longas horas de trabalho e, consequentemente, a dificuldade em estudar outros temas que não relacionados à medicina. No entanto, dedicar algum tempo para consumir esse tipo de literatura vai possibilitar compreender o universo das finanças e enxergar boas oportunidades tanto para se organizar financeiramente quanto para fazer boas escolhas de investimento para o seu futuro.
5- Converse com outros médicos sobre finanças, oportunidades de ganhos e investimentos: Tão importante quanto fazer networking profissional é conhecer as oportunidades do mercado através dos seus colegas. Peça indicação de ferramentas que lhe ajudem a organizar as suas finanças e de conteúdos interessantes que você pode consumir para ampliar seus ganhos e possibilidades.
Aqui no blog da SYN você encontra muitos artigos sobre as possibilidades para médicos se posicionarem no mercado e ampliarem suas possibilidades de ganhos. Leia nossos artigos sobre carreira médica e assine nossa newsletter para receber conteúdo sobre inovação em saúde em primeira mão.
Você também pode nos seguir nas redes sociais.
No facebook: clique aqui!
No instagram: clique aqui!
No Linkedin: clique aqui!