Você já ouviu falar que cirurgia causa trombose? Se sim, esse arquivo vai tirar todas as suas dúvidas sobre o tema e te esclarecer sobre os riscos de desenvolver o problema após um procedimento cirúrgico.
A trombose é a formação de coágulos ou trombos dentro dos vasos sanguíneos, que bloqueiam e impedem o fluxo de sangue. Qualquer cirurgia pode aumentar o risco de desenvolver trombose, pois durante o procedimento é necessário que o paciente esteja em repouso absoluto durante a cirurgia e um tempo depois do procedimento.
Ficar muito tempo sem poder se movimentar prejudica a circulação sanguínea e pode, sim, causar trombose. A cirurgia também pode facilitar a formação dos trombos, visto que durante a intervenção o risco de lesões nos tecidos é maior. Porém, o risco maior de desenvolver uma trombose após um procedimento cirúrgico é para pessoas que pertencem à algum grupo de risco. São eles:
- -Histórico prévio de trombose;
- -Idade acima de 60 anos;
- -Obesidade;
- – tabagismo;
- -Doença cardíaca ou pulmonar crônica;
- -Cirurgia longa ou complicada.
Quais cirurgias têm risco de trombose?
Praticamente em todas as cirurgias há riscos para o aparecimento da trombose. No entanto, alguns procedimentos possuem risco maior. São, geralmente, as cirurgias mais complexas e que levam mais tempo de duração. Uma cirurgia com duração maior que uma hora, por exemplo, já é considerada uma cirurgia com risco maior para o desenvolvimento de trombose.
Quando há risco prévio de o paciente desenvolver trombose, o médico pode, inclusive, recomendar o uso de medicamentos antes e depois da cirurgia para minimizar esses riscos e liberar o paciente para movimentar-se, com supervisão, um pouco mais cedo.
Quais são os primeiros sintomas da trombose?
Os primeiros sintomas da trombose podem incluir inchaço, dor e vermelhidão em uma extremidade do corpo.
Outros sintomas da trombose podem incluir falta de ar, dor no peito e sudorese.
Trombose pode matar?
A trombose pode levar à morte se não for tratada rapidamente. Por isso é recomendado que o paciente siga rigidamente todas as recomendações médicas para evitar qualquer problema.
Como prevenir a trombose após uma cirurgia?
Primeiramente, faça um bom pré-operatório e siga as orientações médicas. Após a cirurgia mantenha os cuidados recomendados para o pós-operatório e fique de olho nos sintomas. Qualquer alteração deve ser avaliada pelo médico, para garantir o melhor tratamento possível.
As recomendações mais comuns para a prevenção de trombose pós-cirurgia são:
- Usar meia compressora.
- Elevar as pernas a cada 30 minutos pelo menos.
- Fazer o uso do medicamento anticoagulante se o médico assim recomendar.
- Se hidratar bastante.
- Relatar ao médico qualquer sintoma ou alteração.
VALE LEMBRAR QUE: O risco de trombose existe, como falamos no início do artigo, mas com alguns cuidados você pode reduzir as chances de desenvolver o problema.
Portanto, siga atentamente as recomendações do seu médico e não deixe tirar suas dúvidas antes da cirurgia.
Conheça agora a SYN, plataforma que está ajudando milhares de pessoas a realizarem cirurgias com agilidade, economia e segurança. Clique aqui e saiba mais!