As inovações da saúde não param de acontecer. Nesse artigo vamos apresentar para você os dispositivos portáteis de monitoramento em saúde que estão surgindo para apoiar a telemedicina. A telemedicina vem ganhando força nos últimos anos de uma forma muito rápida e esses equipamentos são fundamentais para que ela possa avançar. Existem muitos tipos de equipamentos portáteis para uso na saúde que permitem a monitoração remota dos pacientes. Estes aparelhos são úteis para fornecer informações precisas sobre a saúde do paciente, por exemplo, como pressão arterial, taxa cardíaca, respiração e temperatura da pele.
Hoje em dia existem vários dispositivos portáteis de monitoramento em saúde que podem ser facilmente conectados à internet. Isso significa que os médicos podem ter acesso às informações reais do paciente sem visitar o local onde o mesmo se encontra. Tais dispositivos também permitem uma maior precisão nos diagnósticos médicos e possibilitam o planejamento de tratamento adequado para cada caso.
Uma das principais e mais modernas tecnologias no campo da saúde é o monitoramento remoto, que permite a realização de diagnósticos e tratamentos em tempo real sem a necessidade de deslocamento do paciente. Essa técnica usada com equipamentos portáteis pode oferecer melhor precisão dos dados, maior proteção à segurança de informações, além da possibilidade de monitoramento constante dos pacientes.
- Alguns equipamentos Point-Of-Care, os chamados POCs, podem ser operados por equipes de saúde auxiliares que fazem parte da estratégia de atenção primária ou da saúde da família. São essas equipes que apoiam o médico e possibilitam que a assistência médica seja prestada com agilidade e qualidade.
- Laudos de exames a distância: Plataforma de leitura de dados e laudos de exames a distância também apoiam a telemedicina e agilizam o diagnóstico. Como é feito com médicos de ponta à ponta, esse serviço agiliza o acesso do paciente ao tratamento e ainda ajudam o médico na tomada orientada de decisão.
- Sensores inteligentes são dispositivos que fornecem informações sobre os parâmetros corporais básicos do corpo humano com altíssima precisão. Essas informações podem ser transmitidas para um monitor remoto para que os médicos analisem os dados na hora certa e tomem medidas adequadas. Os sensores inteligentes também estão sendo usados para monitorar bebês prematuros ou pacientes críticos em ambiente domiciliar (telemonitoring).
- Os smartphones também estão sendo cada vez mais usados com propósitos clínicos. Monitorização da oximetria pulso, medições de temperatura corporal e pressão arterial e outras medições podem ser medidas através de dados coletados a partir de relógios conectados ao smartphone. Isso permite que sejam feitas consultas à distância sempre que necessário, assim reduzindo a sobrecarga dos serviços de saúde, principalmente na atenção primária.
Essas são apenas algumas das inovações na saúde relacionadas ao atendimento via telemedicina, que está facilitando o acesso à saúde no Brasil. Se você quer conhecer outras inovações no mercado de saúde no Brasil, leia outros artigos da SYN e assine a nossa Newsletter do Linkedin para receber artigos sobre o tema em primeira mão. Clique aqui e assine agora!