A apendicectomia, também chamada simplesmente de cirurgia de apendicite, é um procedimento cirúrgico realizado para a remoção do apêndice, que é uma parte acessória do intestino. Essa cirurgia é recomendada em casos de inflamação dessa estrutura.
A cirurgia de apêndice, geralmente, é um procedimento de urgência e emergência, pois quando há inflamação do apêndice o paciente tende a sofrer com crises repentinas de dores intensas, o que prejudica significativamente a realização das atividades diárias.
Se você está buscando informações sobre a cirurgia, continue lendo esse artigo e siga a SYN nas redes sociais para ver mais conteúdos sobre saúde e cirurgias particulares.
Como é feita a cirurgia de apendicectomia?
A apendicectomia é feita dentro de um centro cirúrgico com o paciente sob anestesia geral ou raquianestesia.
O procedimento pode ser feito de duas formas: Método tradicional ou por videolaparoscopia .
Na primeira técnica são feitas pequenas incisões (cortes) de cerca de um centímetro e introduzidos os equipamentos cirúrgicos e uma microcâmera para orientar a operação do médico. Já no método tradicional a incisão é maior, de cerca de cinco centímetros, para que o cirurgião possa visualizar toda a região do apêndice e remover os tecidos.
Em ambas as técnicas o tempo médio de duração desse procedimento é de 30 a 60 minutos.
Quantos dias para se recuperar de cirurgia de apêndice?
A recuperação da cirurgia de apêndice, assim como qualquer outra cirurgia, depende do estado de saúde inicial do paciente, mas, em geral, o tempo médio de recuperação é de 4 a 6 semanas após a realização da cirurgia para os casos onde não ocorreu a ruptura prévia do apêndice.
Em casos do rompimento do apêndice antes da cirurgia, a infecção pode prejudicar a recuperação e o tempo total de recuperação pode chegar a mais de 2 meses.
Leia também: Como fazer cirurgia na rede particular sem plano de saúde
Como é o pós-operatório da cirurgia de apendicite?
Apesar da inflamação do apêndice, processo que leva à necessidade da cirurgia, ser bastante dolorida, a recuperação da cirurgia de apendicectomia tende a ser mais branda.
Contudo, alguns cuidados no pré-operatório são essenciais para garantir a cicatrização total e evitar complicações. São eles:
- evitar a realização de exercícios por pelo menos 15 dias após a cirurgia.
- Evitar atividades de média e alta intensidade por cerca de 45 dias após o procedimento.
- Evitar dirigir nas primeiras semanas.
- Cuidados com a cicatriz: evitar usar cintos na região do abdômen, roupas apertadas, cinto de segurança muito apertado e dormir de barriga pra cima para evitar pressão do corpo sob a região dos pontos.
Quanto custa a cirurgia de retirada do apêndice?
Para qualquer tipo de procedimento cirúrgico os custos podem variar bastante e com a cirurgia de apendicectomia não é diferente. Os fatores que influenciam nesse custo são: honorários médicos, custos hospitalares e técnica empregada na cirurgia.
No entanto, é possível encontrar a apendicectomia por valores que podem ir de R$ 5.000,00 a ultrapassar a casa dos R$ 20.0000,00.
Se você quer conhecer uma plataforma que facilita o acesso às cirurgias particulares, clique aqui e conheça a SYN!