Cirurgia de Malformação de Chiari: Tudo que você precisa saber

Você sabe ou já ouviu falar sobre a Malformação de Chiari? Tem dúvidas sobre essa doença e quer saber como é feito o tratamento? Então continue lendo esse artigo!

A Malformação de Chiari (MC) é uma doença congênita caracterizada pelo subdesenvolvimento da fossa posterior, região próximo à nuca, deixando-a pequena ou disforme. Essa característica peculiar acaba resultando na herniação das tonsilas cerebelares e compressão de estruturas nervosas, dificultando a passagem do líquido céfalo-raquidiano no interior do crânio para a medula espinhal. 

Assista aqui o depoimento da Maria Inove, paciente submetida à cirurgia para Malformação de Chiari e que realizou o procedimento com a ajuda da plataforma SYN.

 Quais os sintomas da Malformação de Chiari?

Muitos casos podem ser assintomáticos por toda a vida, ou seja, não apresenta nenhum sintoma ou indicativo para a investigação da doença. Há ainda, outros casos que podem apresentar sintomas leves, como dor de cabeça, tontura e desequilíbrio constantes. No entanto, os sintomas mais comuns da Malformação de Chiari incluem dor de cabeça com piora significativa após episódios de vassalva ou  esforço físico, dores na região do pescoço e tontura. Em alguns casos o paciente pode apresentar outros sintomas relacionados, como dormência, formigamento e fraqueza nos membros, desequilíbrio, dificuldade para engolir, apnéia e outros distúrbios do sono.

Como é feito o diagnóstico da Malformação de Chiari?

O diagnóstico é feito no consultório médico com o neurocirurgião. O melhor exame para ajudar no diagnóstico é a Ressonância Magnética do crânio ou da coluna cervical. Após analisar os exames o médico pode identificar a malformação e, a partir daí, indicar o melhor tratamento para o paciente. 

Leia também: Quanto custa uma cirurgia particular?

Como é feito o tratamento para a malformação de Chiari?

Em casos de paciente assintomáticos, mesmo com o laudo radiológico apontando Malformação de Chiari do tipo 1, o paciente não precisará ser submetido à nenhum procedimento, apenas ser acompanhado pelo neurocirurgião. Em casos mais graves, contudo, pode ser necessário que a pessoa com essa condição seja submetida a uma cirurgia.

Como é feita a cirurgia para a malformação de Chiari?

Quando há a necessidade de intervenção cirúrgica, o procedimento é realizado para a descompressão das estruturas da fossa posterior para restauração do fluxo liquórico. Alguns centros recomendam a cirurgia no final da coluna, chamada de secção do filum terminalis, contudo ainda não há evidências científicas que apoiem essa recomendação.

É importante lembrar que o médico neurocirurgião é o profissional mais indicado para esclarecer todas as suas dúvidas sobre a malformação de Chiari. Somente o neurocirurgião pode, após avaliar o paciente, indicar a melhor condução do caso.

Se você precisa realizar uma cirurgia e deseja fazer o procedimento na rede particular, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você!

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados