Cirurgia de próstata: Tudo o que você precisa saber

A cirurgia de próstata, também chamada prostatectomia, é um dos principais tratamentos para o câncer de próstata. Em uma prostatectomia, geralmente, todo o tumor pode ser removido, o que pode contribuir significativamente para a remissão do câncer. 

Se você quer saber mais sobre a indicação da cirurgia de câncer de próstata, como é realizado o procedimento, riscos e quanto custa, continue lendo esse artigo. 

E, se você precisa realizar uma prostatectomia e quer realizar o seu procedimento com economia e segurança na rede particular, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você. 

Leia também: Quanto custa uma cirurgia particular? 

Quando é indicada a cirurgia de próstata?

A cirurgia de próstata é indicada pelo urologista após a análise clínica e radiológica. Para realizar a cirurgia de próstata, além da faixa etária, o médico poderá considerar o estado de saúde do paciente antes de aprová-lo para o procedimento. A presença de doenças crônicas,  como diabetes ou hipertensão, não são impedimentos para a cirurgia de próstata desde que essas comorbidades estejam controladas.

No entanto, apenas o médico, após avaliação de todos os fatores, consegue dizer se uma pessoa está apta ou não a passar por uma cirurgia. O profissional também pode recomendar que a cirurgia seja feita imediatamente ou, dependendo do caso, aguardar algumas semanas ou até meses.  Como o  câncer de próstata cresce lentamente,  em alguns casos o paciente pode ganhar tempo para planejar a cirurgia com mais calma e avaliar todos os fatores necessários para o procedimento sem pressa. 

É importante lembrar que, embora a prostatectomia seja muito eficaz, a radioterapia pós-operatória também pode ser recomendada. Nesse caso, a radioterapia é recomendada para eliminar quaisquer células malignas que possam permanecer no local mesmo após o procedimento.

Leia também: Cirurgia robótica? Clique aqui e saiba mais!

Como é feita a cirurgia de próstata:

A prostatectomia pode ser feita de 4 formas, conforme você vai ver a seguir:

  • Prostatectomia radical retropúbica: Neste tipo de cirurgia, a técnica é realizada um pequeno corte na pele junto ao umbigo para remover a próstata.
  • Prostatectomia radical perineal: Nesta técnica é feito um corte entre o ânus e o escroto, por onde a próstata é removida.
  • Prostatectomia radical robótica: Nesta técnica o cirurgião tem o auxílio de uma robô que é inserida por pequenos cortes e faz a remoção da próstata. A cirurgia de próstata radical robótica é mais precisa, menos invasiva e tem menores riscos de sequelas. 
  • Ressecção transuretral da próstata: Esta técnica geralmente é recomendada para hiperplasia benigna da próstata ou para os casos em que as demais cirurgias de próstata não podem ser realizadas por algum motivo. O procedimento é minimamente invasivo e é feito através da uretra, sem a necessidade de cortes.

Quais os riscos da cirurgia de próstata:

Toda cirurgia envolve riscos e  com a prostatectomia não é diferente. Além dos riscos habituais para um procedimento cirúrgico, como infecção na cicatriz e hemorragia, a cirurgia de próstata pode deixar outras sequelas pontuais como:

  1. Incontinência urinária
  2. Disfunção erétil
  3. Infertilidade

VALE LEMBRAR QUE: Os riscos de sequela não devem ser impeditivos para você realizar sua cirurgia quando ela é recomendada. Se você tem dúvidas ou está com receio, converse com seu médico. Ele é a pessoa mais indicada para te ajudar a sanar suas dúvidas e realizar sua cirurgia com tranquilidade.

Quanto custa uma cirurgia de próstata?

O preço de uma cirurgia de próstata pode variar bastante, a depender de todos os custos envolvidos, como honorários médicos, técnica empregada, estrutura hospitalar e insumos. Nas prostatectomias, em geral, os custos podem girar entre R$ 20 a  R$ 45 mil. 

Se você precisa de uma cirurgia de próstata e quer realizar o procedimento com economia e segurança na rede particular. Clique aqui e veja como a SYN pode ajudar você. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados