Também chamada de colecistectomia, a cirurgia de vesícula é recomendada quando os cálculos biliares são encontrados após exames complementares ou quando há sinais de inflamação da vesícula biliar.
Quando um cálculo biliar é diagnosticado, o médico pode indicar o procedimento cirúrgico imediatamente se o paciente estiver com sintomas relacionados, como dores, cólicas e até mesmo dificuldade para se locomover. Geralmente, as dores podem indicar a presença de inflamações ou infecções mais graves. Para que o quadro não se agrave e não resulte em novas complicações para o paciente, o médico pode pedir que a cirurgia de vesícula seja feita com urgência.
Leia também: Quanto custa uma cirurgia particular?
Em casos menos graves, ou seja, quando não há inflamação ou infecção, o médico pode recomendar a cirurgia eletiva , sem pressa, o que dá ao paciente a possibilidade de planejar com mais tempo todos os detalhes necessários para a realização da cirurgia. Se esse é o seu caso, clique aqui e conheça a SYN, uma empresa que pode te ajudar a realizar sua cirurgia de vesícula com mais economia e segurança.
Quais os riscos de uma cirurgia de vesícula?
Os riscos da cirurgia da vesícula biliar é baixo. O maior risco desta cirurgia, contudo, é o de infecção durante a operação. No entanto, o risco de infecção durante o procedimento cirúrgico não é peculiar a esse procedimento, podendo ocorrer em qualquer cirurgia.
Quanto tempo dura a cirurgia de vesícula?
A cirurgia de vesícula, geralmente, é muito rápida e tem a duração média de apenas 45 minutos. A recuperação também é rápida e o paciente precisará de 1 a 2 dias de repouso apenas.
Estima-se que entre uma e duas semanas após a operação o paciente já esteja em condições de retomar todas as suas atividades normalmente.
Como é feita?
A colecistectomia pode ser realizada de duas formas: pela técnica convencional ou por laparoscopia (vídeo). Veja a seguir:
- Cirurgia de vesícula convencional: Também conhecida como cirurgia aberta, a cirurgia de vesícula convencional é realizada com um corte no abdômen por onde será retirada a vesícula.
- Cirurgia de vesícula por laparoscopia ou vídeo: Com essa técnica o cirurgião realiza quatro furos no abdômen do paciente e introduz uma pequena câmera que o ajuda a realizar a operação com mais precisão e menos cortes. Além de deixar uma cicatriz menor que a cirurgia convencional, a cirurgia de vesícula por laparoscopia tem recuperação mais rápida e menos dolorosa para o paciente.
Cirurgia de vesícula tem anestesia?
Sim. A cirurgia de vesícula é feita com anestesia geral, independentemente da técnica empregada (convencional ou por laparoscopia).
Cirurgia de vesícula precisa ficar internado?
Sim. Para realizar a cirurgia de vesícula, a colecistectomia, é necessário que o paciente fique internado. No entanto, a internação é curta, geralmente de um a dois dias se o paciente não apresentar nenhuma complicação no quadro ou nenhuma outra doença associada.
Quanto custa uma cirurgia de vesícula?
Os custos de uma cirurgia de vesícula podem variar bastante dependendo da técnica empregada, custos hospitalares e honorários médicos. os preços podem variar de R$6.000,00 na técnica convencional até R$20.000,00 na técnica mais moderna.
OBS: Esses valores servem apenas como referência. Os valores podem ser alterados para mais ou para menos e variam de uma região para outra.
Se você quiser ter um orçamento para cirurgia de vesícula na rede particular, clique aqui e solicite pela SYN. Opção mais econômica e previsível.