Você sofre com sinusite? A sinusectomia, popularmente chamada de cirurgia para a sinusite, é uma possibilidade de tratamento para pacientes diagnosticados com sinusites crônicas e de repetição, rinossinusite, polipose nasal, e até mesmo alguns tipos de tumores nasais. Quando outros tratamentos, principalmente o medicamentoso, não surtem efeito de longo prazo, o otorrinolaringologista pode recomendar ao paciente a cirurgia para evitar novas crises.
É importante lembrar que a indicação para a cirurgia acontece após a avaliação do médico. É ele que avaliará o estado clínico do paciente e a real necessidade da cirurgia. Por mais que o paciente já tenha sido submetido a outros tratamentos antes, a indicação para a cirurgia virá após a avaliação desse profissional. Durante esse processo avaliativo o otorrinolaringologista pode, inclusive, indicar exames como a nasofibrolaringoscopia e a tomografia computadorizada da face.
Se você precisa fazer a cirurgia de sinusite, a sinusectomia, continue lendo esse artigo. Aqui você vai encontrar as principais dúvidas sobre essa cirurgia e também como você pode realizar sua cirurgia na rede particular com agilidade e segurança.
O que é sinusite?
A rinossinusite é uma inflamação característica nos seios paranasais e na cavidade nasal. Os seios paranasais são cavidades cobertas por mucosas localizadas na região da testa, ao redor dos olhos e das bochechas.
Quais os sintomas de sinusite?
A sinusite pode afetar um ou mais seios da face, sendo a intensidade dos sintomas relacionada à quantidade de seios nasais afetados. O principal sintoma da sinusite é a dor na região da face onde estão localizados esses seios nasais, podendo a dor ser facilmente confundida com uma dor de cabeça intensa, como a enxaqueca.
Outros sintomas, porém, também podem se manifestar durante as crises de sinusite. São eles:
- Dor facial intensa
- Secreção mucopurulenta
- Perda do olfato
- Obstrução nasal
- Dificuldade de respirar
- Tosse ou engasgo por causa da secreção nasal.
Como é feita a sinusectomia, a cirurgia de sinusite?
A cirurgia mais comum para a sinusite é a endoscópica. Nesse método, o equipamento endoscópio é introduzido na cavidade nasal para a realização da drenagem da secreção acumulada nos seios nasais.
Nessa mesma cirurgia podem ser removidos pólipos nasais, liberando o acesso aos seios paranasais.
Leia também: Como fazer cirurgia na rede particular sem plano de saúde?
Qual o risco de fazer uma cirurgia de sinusite?
De modo geral a cirurgia de sinusite não costuma apresentar complicações. No entanto, por se tratar de um procedimento cirúrgico, algumas intercorrências durante a cirurgia podem ocorrer, como sangramentos, lesões oculares ou infecções.
É importante lembrar que a cirurgia precisa ser feita em clínica especializada e certificada para que todos esses riscos sejam minimizados. Se você tem dúvidas quanto aos riscos da cirurgia de sinusite, o médico é a pessoa mais indicada para esclarecer suas dúvidas e te tranquilizar.
Como é a recuperação da cirurgia de sinusite?
De modo geral a recuperação da cirurgia de sinusite tende a ser tranquila, contudo é necessário tomar os devidos cuidados nas primeiras semanas após o procedimento para evitar dores, lesões e infecções.
Na maioria dos casos, os pacientes operados relatam dores locais e inchaço. Também podem ocorrer episódios de congestão nasal e coriza, sintomas parecidos com uma de uma gripe leve ou de uma crise de sinusite.
Qual valor da sinusectomia, a cirurgia para sinusite?
Assim como toda cirurgia, os custos da cirurgia de sinusite podem variar bastante. Nessa operação, inclusive, podem ser necessários outros procedimentos associados, como correção do desvio de septo ou até mesmo reposicionamento do osso nasal.
Portanto, os valores para a cirurgia de sinusite podem ter custos variados que vão de R$ 10.000,00 a R$ 25.000,00.
Se você quer fazer essa cirurgia particular, mas não tem plano de saúde e não pode ou não quer esperar, clique aqui e saiba como a SYN vai ajudar você.