Cirurgia para varizes, como funciona

Você tem curiosidade sobre a cirurgia de varizes, como funciona? Hoje vamos te explicar tudo sobre esse procedimento médico e tirar suas principais dúvidas sobre o assunto. A cirurgia para varizes é um procedimento cirúrgico  que visa melhorar o aspecto das veias dilatadas e tortuosas nas pernas.

 Geralmente, a cirurgia envolve a remoção da veia afetada ou das veias afetadas por pequenas incisões escalonadas. 

Durante o processo, o médico cirurgião realiza a retirada total da veia no segmento que está a dilatação com refluxo ou não há mais o fluxo (varicosa). As incisões são muito pequenas e não costumam deixar cicatrizes permanentes.

O procedimento pode ser feito de forma ambulatorial.  No entanto, às vezes é necessária uma internação hospitalar e o médico pode pedir uma curta internação de 1 a 3 dias.

Quando a cirurgia de varizes é indicada?

As varizes são causadas pelo aumento da pressão dentro das veias, o que leva à sua expansão anormal. A cirurgia visa restaurar o fluxo sanguíneo normal e aliviar os sintomas dolorosos associados às varizes.

Mas a cirurgia não é o único tratamento para varizes e nem o mais indicado.  Para casos menos complexo a recomendação é optar pelo tratamento medicamentoso injetável. Esse tratamento consiste em injetar uma substância esclerosante em forma de espuma – o Polidocanol – diretamente nas varizes até elas desaparecerem por meio de algumas punções com agulhas nas veias danificadas. 

Geralmente o processo de aplicação do medicamento é recomendado em casos menos graves, quando as varizes são finas, pequenas e não causam nenhum dano a não ser estético. Em casos mais graves, no entanto, as varizes podem causar dor, inchaço e desconforto, além de serem uns dos maiores fatores de risco para a formação de trombose venosa profunda (TVP).  Nesses casos, geralmente, as veias se encontram moderada ou acentuadamente dilatadas, ou seja, possuem entre três e cinco milímetros, no mínimo.

Nesses casos a cirurgia de varizes é recomendada para ajudar a melhorar a qualidade de vida fornecendo alívio imediato da dor e do inchaço.

Como é a recuperação da cirurgia para varizes?

A cirurgia é muito rápida, geralmente, ela é realizada sob anestesia local e dura cerca de 45 minutos. Após a cirurgia, o paciente geralmente precisa usar uma meia compressiva durante algumas semanas para ajudar na cura.

Em caso de alta imediata o cirurgião vascular pode recomendar o repouso absoluto nas primeiras horas e a retomada lenta das atividades diárias após alguns dias do procedimento.

Atividades físicas de intensidade leve e moderada podem ser retomadas quando o paciente consegue se movimentar normalmente. Atividades de maior impacto devem ser realizadas apenas uma semana após a recuperação do paciente ou quando o médico liberar.

O paciente portador de varizes também deve ter cuidado com a exposição da pele ao sol e usar a meia compressiva conforme a recomendação do cirurgião vascular por até 45 dias. 

 

Qual o valor de uma cirurgia de varizes?

O custo da cirurgia de varizes pode variar dependendo do tipo de técnica empregada, custos hospitalares e honorários médicos, mas, em média, esse procedimento pode ser encontrado por valores que vão de R$ 5.000,00 a R$ 20.000,00.

Se você precisa fazer essa cirurgia e quer uma opção mais acessível e facilitada, clique aqui e conheça a plataforma que democratiza o acesso às cirurgias particulares no Brasil. Clique aqui e fale conosco

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados