A cirurgia para fechamento de diástase abdominal é a abdominoplastia, ou a mini-abdominoplastia. O procedimento é recomendado quando há afastamento ou distensão dos músculos abdominais, um processo muito comum após a gestação ou após o ganho repentino e descontrolado de peso.
A diástase abdominal deixa a barriga flácida, com excesso de pele e acúmulo de gordura, alterando, inclusive, o formato da barriga. Dificilmente uma pessoa que tem diástase não consegue perceber a presença desse afastamento muscular. Isso porque, além do formato da barriga (ver imagem), a diástase cria uma abertura que pode ser sentida ao se pressionar os dedos contra a parede abdominal.
Mas, a correção da diástase não é apenas uma questão estética. Em alguns casos a diástase pode acarretar em complicações para a saúde e o bem-estar da pessoa que tem o afastamento muscular. O mais comum deles é o surgimento de dor nas costas. Isso acontece porque os músculos abdominais atuam como uma cinta natural que protege a coluna nas funções de movimento: andar, sentar, fazer exercício, etc.
Você sofre com diástase abdominal e tem interesse na cirurgia de correção? Continue lendo esse artigo ou clique aqui para falar com a SYN e saber como realizar esse procedimento na rede particular.
Quando a cirurgia de fechamento de diástase é indicada?
A cirurgia para fechamento de diástase é uma forma de tratamento para essa condição, mas somente é recomendada quando outras alternativas de tratamento não foram bem-sucedidas.
As intervenções não cirúrgicas envolvem exercícios físicos específicos, fisioterapia e até, uso de equipamentos de estímulo à região abdominal para o fechamento. No entanto esses tratamentos não oferecem garantias de que o fechamento da diástase ocorra, de fato, pois cada corpo é único e pode reagir de uma forma ao tratamento. O único tratamento que oferece a garantia de fechamento, atualmente, é a cirurgia.
Leia também: Como fazer cirurgia sem plano de saúde
Como funciona a cirurgia de diástase?
A correção de diástase dos músculos reto abdominais começa com uma incisão (corte) na região abdominal, próxima do púbis.
O cirurgião, após conseguir ter a visão completa da musculatura, realiza o fechamento com a costura da aponeurose, membrana que envolve os músculos da parede abdominal.
Com isso, o fechamento da parede é realizado e se completa após a cicatrização completa da cirurgia.
Dá para fazer cirurgia de fechamento de diástase pelo SUS?
Sim, mas apenas em duas situações: quando a cirurgia é reparatória ou quando há o surgimento de problemas na coluna relacionados à diástase. O sistema único de saúde não realiza cirurgias estéticas e, quando comprovada a necessidade real do procedimento, o paciente ainda precisa aguardar a liberação da cirurgia na fila do próprio sistema para cirurgias.
Quando custa a cirurgia para fechamento de diástase abdominal
O valor da cirurgia de fechamento diástase pode variar bastante, a depender dos honorários médicos, custos hospitalares e se a abdominoplastia é completa ou mini-abdominoplastia (menos invasiva e para casos menos complexos).
No entanto, é possível encontrar a cirurgia de fechamento de diástase por valores que vão de R$ 6.000,00 a R$ 40.000,00.