Cirurgia robótica: o que é e como é realizada

A cirurgia robótica não é um termo recente, no entanto, há ainda muitas dúvidas sobre esse tipo de cirurgia. Se você também quer saber o que é cirurgia robótica e como ela é realizada, continue lendo esse artigo.

Quando você ouve falar em cirurgia robótica, o que vem primeiro à sua mente? É inevitável não pensar em um robô, afinal, o termo robótica está diretamente associado à ciência que estuda e implementa as tecnologias associadas a eles. No entanto, a cirurgia robótica, ao contrário do que muita gente pode pensar, não é um procedimento feito unicamente e exclusivamente por um robô, mas com o auxílio dele. 

Na cirurgia robótica, o médico-cirurgião e sua equipe operam com o auxílio de diferentes equipamentos, que vão desde braços mecânicos equipados com outros instrumentos à microcâmeras que adentram no local a ser operado e ajudam o médico a ter mais precisão cirúrgica. 

O termo cirurgia robótica surgiu ainda na década de 90 com a criação do robô Da Vinci, uma máquina que auxiliou equipes médicas em operações no fim da década. No entanto, a técnica de cirurgia robótica só chegou ao Brasil anos mais tarde, em 2008. Ainda hoje, a cirurgia robótica não é totalmente acessível para todos. Por ser um procedimento moderno, com equipamentos de tecnologia avançada e que precisa de profissionais altamente capacitados, a cirurgia robótica pode custar o dobro ou até mais em comparação a uma mesma cirurgia realizada com técnicas convencionais.

Se você vai fazer uma cirurgia e se interessou por realizar o seu procedimento por meio da cirurgia robótica, acesse agora o site da SYN e veja uma opção mais econômica para o seu procedimento. A SYN ainda tem serviço de financiamento de cirurgia para quem não tem plano de saúde, não pode e não quer esperar. Clique e conheça!

Assista ao vídeo da SYN sobre Cirurgia Robótica e tire as suas dúvidas:

 

Qual a finalidade da cirurgia robótica?

A cirurgia robótica é uma das técnicas mais avançadas em cirurgias atualmente, senão a mais avançada. Com equipamentos tecnológicos de ponta, a cirurgia robótica torna o procedimento menos invasivo e ajuda o médico a operar com mais precisão e controle, a chamada medicina de precisão.

Sendo assim, a finalidade da cirurgia robótica é aumentar a precisão do procedimento e minimizar os impactos para o paciente, como tempo de internação e recuperação, redução da incisão (corte), e, consequentemente, menos dor e cicatriz menor. 

Como funciona a cirurgia robótica?

Durante uma cirurgia em que essa técnica é empregada, o médico cirurgião pode contar com três componentes: um console que será manipulado por ele, o robô cirúrgico com acesso ao paciente e um rack composto pelo sistema de laparoscopia (vídeo).

Pelo vídeo, o médico acompanha o percurso do robô cirúrgico e controla todo o processo pelo console. Sendo assim, ainda que o auxílio do robô ajude o médico a ser mais preciso, é o médico-cirurgião que opera o paciente. 

Leia também: Quanto custa uma cirurgia particular?

Vantagens da cirurgia robótica: 

Como já dito anteriormente, a cirurgia robótica é menos invasiva e ajuda o médico a ter mais precisão, contudo essas não são as únicas vantagens da cirurgia robótica.  Veja aqui outros benefícios da cirurgia robótica:

  • Maior visão da região a ser tratada.
  • Facilidade de acesso às mais diversas estruturas do corpo sem a necessidade de grandes incisões.
  • Redução da perda de sangue em comparação a cirurgia tradicional
  • Redução da dor e do desconforto do pós-operatório
  • Redução do risco de infecção na cicatriz, uma vez que a cicatriz é menor. 
  • Tempo de recuperação do paciente menor em comparação ao método convencional. 

Quanto custa uma cirurgia robótica?

Os custos de uma cirurgia robótica podem chegar ao dobro ou mais se comparados ao método cirúrgico convencional. Isso porque, além de equipamentos de ponta e equipe altamente capacitada, a cirurgia robótica depende de uma estrutura específica que não está disponível em todos os hospitais. 

Se você vai realizar uma cirurgia e quer um orçamento mais econômico e previsível, clique aqui e saiba como a SYN pode te ajudar. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados