Se você tiver um amigo que vai fazer algum procedimento e está preocupado sobre como você pode apoiar uma pessoa que vai fazer uma cirurgia, saiba que o primeiro passo você já tomou: buscar informações sobre como fazer isso!
A pessoa que vai fazer uma cirurgia precisa muito de uma rede de apoio não apenas para ajudar a se sentir segura como também para orientar a tomada de decisão com base nas orientações médicas após a cirurgia.
Por isso, uma boa forma de demonstrar apoio é garantir que está ciente do que será feito, para assim estar melhor preparado e poder responder a qualquer pergunta ou necessidade que o paciente possa vir a ter. Você também pode se oferecer para levar essa pessoa para a consulta pré-operatória e ajudá-la com as datas e horários das cirurgias agendadas. Muitas vezes a pessoa a ser operada pode ficar ansiosa e se confundir com alguns prazos e datas no pré-operatório que são cruciais para a preparação para o procedimento.
Já durante o processo, você pode ligar ou enviar uma mensagem de texto para o acompanhamento, se não for você, para confirmar se tudo está indo bem e se colocar à disposição caso ele também precise de alguma assistência.
Você também pode oferecer para levar esse amigo embora do hospital quando for liberado/a. Além disso, certifique-se de que essa pessoa tem todo o suporte necessário em casa – comida, água, medicamentos etc. Se o paciente optar por receber visita, aguarde a liberação do médico para ir visitar onde o paciente estiver e, antes de entrar no quarto, higienize corretamente as mãos para evitar contágio.
Essas são algumas recomendações básicas, mas abaixo responderemos outras dúvidas que também são bastantes comuns quando o assunto é como apoiar uma pessoa que vai fazer uma cirurgia. Veja a seguir:
O que falar para alguém que vai fazer uma cirurgia?
Fale apenas o necessário e evite palavras ou pensamentos negativos. Seja otimista e acredite que tudo vai dar certo. Seja um bom ouvinte e esteja disposto a ajudar no que for preciso.
Pequenas ações que fazem uma grande diferença: Como posso ajudar quem vai operar?
Existem muitas formas de ajudar uma pessoa que vai passar por uma cirurgia. Aqui estão algumas dicas:
– Ofereça um ombro amigo. A cirurgia pode ser um momento stressante, por isso é importante que a pessoa se sinta apoiada. Seja um bom ouvinte e esteja disponível para conversar.
– Ajude com os preparativos. Antes da cirurgia, a pessoa precisará fazer alguns preparativos, como escolher um traje confortável e organizar as coisas em casa. Ofereça ajuda nessa tarefa.
– Forneça informações úteis. Informe-se sobre a cirurgia e compartilhe as informações com a pessoa que vai operar, assim ela se sentirá mais preparada.
– Seja positivo. É normal que a pessoa fique ansiosa antes da cirurgia, mas tente mantê-la focada nas coisas positivas. Pode ser útil fazer uma lista de tudo o que ela tem para agradecer na vida.
E se meu amigo não estiver se recuperando bem? O que fazer?
Aqui você tem praticamente duas alternativas, e em ambas você é muito importante para agir no tempo certo e evitar que seu amigo/familiar, sofra no pós-operatório.
A primeira delas é observar se a manifestação do incômodo é física e se a reação foi identificada como uma reação comum já prevista pelo cirurgião. De todo caso, o melhor a fazer é entrar em contato com a equipe do médico cirurgião e avisá-lo sobre o que está ocorrendo e, em seguida, levar o paciente para receber o atendimento médico, conforme a orientação do profissional.
A segunda é se a manifestação do paciente for emocional, ou seja, se ele apresentar um quadro de desânimo, melancolia ou alguma outra inquietação emocional. Nesse caso você avisa a equipe médica que fez a cirurgia e busca orientação psicológica para que o paciente seja assistido e orientado por uma equipe de saúde mental.
Apoiar um amigo ou familiar em um momento tão importante quanto uma cirurgia envolve se informar bastante e estar à postos para buscar a assistência adequada para ele quando precisar. Clique aqui e veja todos os conteúdos da SYN sobre cirurgias.