Dor na coluna: Como o uso do celular pode estar te prejudicando

Você sofre com dor na coluna? Pois, saiba que a causa dela pode ser um objeto muito presente no seu dia a dia: o celular! O uso excessivo do celular pode estar te prejudicando. A postura curvada durante muito tempo pode causar desvios na sua coluna e provocar a chamada cifose cervical, também conhecida como Tech Neck ou “síndrome do pescoço tecnológico”.

Infelizmente cada vez mais comum, o problema é causado pela inclinação excessiva do pescoço para baixo, posição feita constantemente para a visualização de tablets e aparelhos celulares. Ao se abaixar para manipular o aparelho telefônico, a pessoa posiciona a cabeça a um ângulo de 60 graus, fazendo com que o peso da cabeça aumente consideravelmente, levando a sobrecarga da musculatura do pescoço e coluna cervical.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, a Síndrome do Pescoço Tecnológico já afeta tantas pessoas em todo o mundo que já pode ser considerada uma epidemia. O uso excessivo de dispositivos móveis tem relação direta com os casos de dores crônicas que afetam cerca de 35% da população. No Brasil a média de casos de dores crônicas é ainda maior, chegando a 37%  da população.

Já conhece a plataforma que desburocratiza o acesso às cirurgias particulares? Clique aqui e saiba mais sobre como a SYN pode ajudar você!

Como o uso excessivo de celular prejudica a coluna? 

A coluna cervical é composta por sete pequenas vértebras. Essa é a parte mais flexível da coluna, o que permite a rotação e movimentação da cabeça. Para equilibrar o peso da cabeça, a coluna cervical possui uma curvatura lordótica natural para dentro do pescoço. Essas características todas da própria anatomia cervical permitem um equilíbrio de peso essencial para que qualquer pessoa consiga sustentar a cabeça e movimentá-la corretamente. 

O problema ocorre quando, ao se curvar para olhar algo abaixo da sua linha de visão, por um longo período e repetitivamente durante vários dias, a pressão exercida diretamente na região começa a provocar danos como:

  • Dores no pescoço e na parte superior das costas.
  • Tensão excessiva no pescoço e nos ombros.
  • Tensão excessiva na coluna, contribuindo para o surgimento de dores e até desvios. 

Além de tensionar e causar dores, a síndrome do pescoço tecnológico pode desencadear outros problemas de saúde. Veja abaixo:

Uso excessivo do celular deixa a coluna torta?

A Curvatura anormal do pescoço e da coluna pode sim acontecer pelo uso excessivo dos dispositivos móveis. A postura para a visualização da tela pode se tornar permanente se os devidos cuidados não forem tomados.

Uso excessivo do celular causa desgaste na coluna?

Sim, é verdade! A postura “envergada” pode, a longo prazo, causar um desgaste na coluna vertebral, levando a degeneração e em danos que podem ser irreversíveis naturalmente. Em alguns casos pode ser necessário a realização de uma cirurgia para a reparação dos danos. 

 Uso de celulares causa rigidez, o chamado “pescoço duro”?

A inflamação e o estresse dos músculos e tecidos podem causar o enrijecimento limitando, inclusive, os movimentos do pescoço. Esses dados também podem ser permanentes. 

Uso excessivo de celular causa dor nos ombros?

Sim. Além de dores no pescoço e na coluna, o uso excessivo de dispositivos móveis pode causar dores nos ombros. Isso acontece porque, ao segurar o telefone, muitas vezes o ombro fica “encolhido”. Essa posição, sem alongamento e a longo prazo, pode causar dores e outros problemas de postura. 

Qual a relação do pescoço tecnológico com a hérnia de disco cervical?

Os problemas de longo prazo relacionados ao uso do celular acontecem devido ao enfraquecimento dos músculos da parte inferior das costas. A cabeça, ao ficar muito tempo na mesma posição, gera um peso em excesso que tensiona o pescoço e força a coluna. Os efeitos de longo prazo, como já dito, podem incluir a deformidade postural, impactar, inclusive, na respiração e, ainda, o desgaste dos discos intervertebrais e, consequentemente, outros males como a hérnia de disco. O desgaste dos discos pode levar, ainda, a problemas mais sérios, como compressão das raízes e medula, necessitando o paciente de uma cirurgia para reparação.

A cirurgia de hérnia de disco pode ser necessária para ajudar a reparar o problema antes que aconteça déficits neurológicos com impacto na qualidade de vida do paciente.

Leia também: Quanto custa uma cirurgia de hérnia de disco?

Como saber se o celular está prejudicando minha postura? Responda SIM ou NÃO para as questões abaixo:

  1. Você sente dores no pescoço, nos ombros e nas costas?
  2. Sua postura está ficando mais caída, como uma corcunda?
  3. Está cada vez mais difícil levantar a cabeça ou movimentá-la para os lados sem sentir dor?
  4. Você sente que a região dos ombros e pescoços estão mais enrijecidas?
  5. Você sente dor ou desconforto ao fazer um alongamento de rotação nos ombros?

Se você respondeu SIM para essas perguntas acima e sente que esses problemas podem estar relacionados á Síndrome do Pescoço Tecnológico, consulte o seu médico para uma avaliação e orientações.

Como prevenir a Síndrome do Pescoço Tecnológico? Como evitar danos causados pelo uso excessivo do celular?

  • Alongamento: Faça alongamentos para o pescoço pelo menos uma vez ao dia. Se você não sabe por onde começar e nem como fazer, experimente, logo pela manhã fazer o movimento de SIM e NÃO com a cabeça lentamente por alguns minutos para alongar a região. 
  • Faça exercícios físicos: A atividade física é essencial para ajudar a manter a postura alongada e para o fortalecimento muscular. 
  • Em caso de dor, procure um especialista para avaliação e diagnóstico. Quando mais cedo o diagnóstico maiores serão as chances de um tratamento bem-sucedido.

Se você precisar de uma cirurgia, conte com a SYN! A SYN é uma plataforma inovadora que entrega orçamentos únicos e econômicos para quem precisa de uma cirurgia, mas não tem plano de saúde. Clique aqui e conheça agora!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados