A hérnia de disco lombar pode ser tratada por cirurgia aberta ou endoscópica. Mas qual é a diferença entre essas duas opções? A cirurgia aberta envolve uma incisão na pele e um afastamento dos músculos para chegar à área da coluna vertebral afetada. Já a cirurgia endoscópica usa apenas um pequeno orifício para a passagem de um tubo fino com uma câmera para visualização e execução da cirurgia.
Diferentemente da cirurgia aberta, as intervenções realizadas na cirurgia endoscópica costumam ser mais rápidas, menos invasivas e exigem menor tempo de internação e recuperação. De modo geral, o objetivo da cirurgia endoscópica é descomprimir a raiz nervosa melhorando os sintomas como dores e déficit neurológico associadas a hérnias de disco e a outras condições como estenose de canal.
Como a cirurgia endoscópica de coluna é realizada?
A cirurgia endoscópica da coluna é uma técnica minimamente invasiva para tratar problemas na coluna. Pode ser feita por anestesia local ou geral e pode ser realizada em qualquer idade desde que o médico avalie previamente o paciente após os exames pré-operatórios.
O procedimento é bem rápido, com pouco sangramento e dor após a cirurgia. Após uma pequena incisão (corte) uma câmera acoplada ao sistema endoscópico é introduzida no paciente para que o cirurgião tenha uma visão direta na região a ser operada.
Leia também: Como fazer cirurgia sem plano de saúde?
Qual a melhor cirurgia para hérnia de disco?
Não existe uma cirurgia melhor ou pior que a outra, pois todas as técnicas cirúrgicas são realizadas com o objetivo de dar mais qualidade de vida para o paciente. O que se considera, no entanto, são as técnicas mais ou menos invasivas para que o paciente tenha o benefício da cirurgia com um pós-operatório menos doloroso e mais tranquilo.
Em se tratando de hérnia de disco, a cirurgia endoscópica é considerada mais moderna e menos invasiva comparada com cirurgia aberta. Porém a indicação do tipo de cirurgia depende da experiência do cirurgião e da análise individual de cada caso.
Qual o tempo de recuperação de uma cirurgia de hérnia de disco lombar?
O tempo de recuperação varia de paciente para paciente, mas, geralmente, em casos mais simples de descompressão lombar por hérnia de disco o paciente pode retomar suas atividades em poucos dias.
Geralmente é recomendado que o paciente, após a cirurgia, não realize atividades de média ou alta intensidade por 10 ou 15 dias após o procedimento, No entanto, não é necessário repouso absoluto, podendo o paciente operado retornar ao trabalho em poucos dias depois da cirurgia.
Quanto custa uma cirurgia de hérnia de disco?
Assim como qualquer outro procedimento, a cirurgia de hérnia de disco varia bastante a depender da técnica empregada, dos honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. Portanto, ainda que não seja preciso o valor, a cirurgia de hérnia de disco por endoscopia pode ser encontrada por valores que vão de R$ 20mil a R$30 mil.
Se você precisa realizar essa cirurgia e não tem plano de saúde ou não quer esperar, clique aqui e conheça a plataforma que está ajudando pessoas como você a realizarem os procedimentos com economia e segurança. Clique aqui e saiba mais sobre a SYN!
Uma resposta