Hidrocelectomia: Como funciona a cirurgia de hidrocele testicular

A cirurgia hidrocelectomia é um procedimento médico que visa corrigir uma condição chamada de hidrocele ou hérnia de cordão espermático. Nesta condição, o saco escrotal incha devido a acúmulo de líquido. A cirurgia consiste em remover o excesso de líquido e, às vezes, também o tecido envolvido.

O acúmulo de líquido no saco escrotal pode causar inchaço, dores e desconforto para o paciente. No entanto, se a condição não for tratada, a longo prazo o paciente pode vir a sofrer com dores constantes e outras complicações podendo, inclusive, resultar na infertilidade. 

A cirurgia de hidrocelectomia é um procedimento para remover o fluido da bolsa testicular e deixar o paciente livre do inchaço, dores e outros sintomas que porventura possam aparecer. Se você quer saber como funciona a cirurgia de hidrocele testicular, continue lendo esse artigo.

E se você precisa realizar essa cirurgia e pretende ser operado na rede particular com economia e agilidade, clique aqui e conheça a plataforma que está ajudando muitas pessoas como você. 

Como é feita a cirurgia de hidrocele?

Também chamada de hidrocelectomia, o procedimento é feito com uma pequena incisão no escroto, drenando o fluido e removendo o saco da hidrocele. Após a cirurgia de hidrocelectomia, o paciente fica em observação para se recuperar e em poucos dias pode retomar às atividades normalmente. 

Alguns dias após a cirurgia é esperada melhora nos sintomas, incluindo redução do inchaço local. Na maioria dos casos, o paciente operado não corre risco de voltar a sofrer com o problema no futuro. 

Quais são os riscos da cirurgia de hidrocele?

A cirurgia de hidrocele é um procedimento relativamente simples que envolve a remoção do líquido acumulado no saco escrotal. No entanto, como qualquer procedimento cirúrgico, há riscos de complicações, como:

  • Danos temporários aos nervos e tecidos
  • Sangramento
  • Infecção e reações alérgicas. 
  • As complicações são mais comuns em homens idosos ou em pacientes que sofrem de doenças crônicas. De toda forma, é essencial conversar com o seu médico para tirar todas as dúvidas sobre os riscos da cirurgia. 

Quanto custa a cirurgia de hidrocele?

Os custos de uma cirurgia de hidrocele na rede particular podem variar bastante a depender dos honorários médicos, custos hospitalares, entre outros custos envolvidos. No entanto, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores a partir de R$ 3.000,00.

Se você quer saber mais sobre realizar essa cirurgia na rede particular, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você. 

 

Conclusão:

A hidrocelectomia é uma cirurgia bastante simples e segura que pode ser realizada em consultório ou ambulatório sob anestesia local.  É muito importante ter um diagnóstico preciso antes de submeter-se à cirurgia, pois existem outras condições médicas que podem causar sintomas semelhantes aos da hidrocele testicular. No entanto, a hidrocelectomia é geralmente bem sucedida e os pacientes logo se recuperam da cirurgia.

É importante conversar com o seu médico sobre os riscos e benefícios da cirurgia, antes de tomar a decisão de submeter-se à mesma. E se você já tomou sua decisão, mas procura uma forma de realizar a sua cirurgia na rede particular sem plano de saúde, clique aqui e saiba como a SYN vai ajudar você. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

14 respostas

  1. Senhores devo fazer uma cirurgia da hidrocele e como e feita goastaria de ver o feitio.
    Obrigado ne]me mande com é
    ?

    1. Olá Evaldo. Para saber se o seu caso é de cirurgia, você precisa ser avaliado por um médico cirurgião. Entre em contato pelo whatsapp da SYN e saiba se temos algum médico parceiro na sua cidade.

        1. Olá Ricardo. O médico cirurgião é a pessoa apta para avaliar o seu caso e verificar se há indicação para cirurgia. Boa sorte!

    1. Olá Jorge. Somente o médico pode avaliar o estaedo de saúde do paciente e orientar para os prós e contras da cirurgia. Um abraço!

    1. Olá Kevin. Por se tratar um procedimento cirúrgico, apenas o médico cirurgião pode avaliar o seu caso. Um abraço!

    1. Oi Ivisson, tudo bem? O tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa, mas o médico é a pessoa mais indicada para falar sobre o tempo de recuperação. Obrigada pelo seu comentário.

  2. Bom dia tenho um nódulo no saco escrotal . Se o caso for de cirurgia quanto tempo pra recuperação . Trabalho como motorista rodoviário .

    1. OLá Cássio. Apenas o médico pode avaliar o quadro e indicar o tempo necessário da recuperação. Um abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados