Qual a cirurgia que tem a fila mais demorada no SUS?

Se você precisa ou já precisou de uma cirurgia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), certamente já sabe ou já ouviu falar da demora em conseguir alguns procedimentos. Mas, você consegue imaginar qual a cirurgia que tem a fila mais demorada do SUS?

Nesse artigo você vai ter essa informação, além de saber por que a fila do SUS pode ser demorada em alguns casos e o que você pode fazer para não precisar esperar tanto tempo para realizar a sua cirurgia. Boa leitura!

Siga o perfil da SYN no instagram para ver vídeos e saber mais sobre saúde e cirurgias. Você também pode acessar nosso site clicando aqui e conhecendo um pouco mais sobre a plataforma que está democratizando o acesso às cirurgias particulares no Brasil.

 

A cirurgia com fila mais demorada no SUS

De acordo com o último levantamento do DataSUS, a cirurgia de catarata tem a fila mais demorada no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso porque, segundo o Ministério da Saúde, apesar de ser um procedimento de baixa complexidade, ela é a cirurgia com o maior número de demandas. 

Segundo o relatório da OMS, em 2015, a pontuação do Brasil na fila de espera para essa cirurgia no último levantamento chegava a 8,6 enquanto a média mundial era 6,3. Isso significa que os brasileiros esperam, pelo menos, dois meses a mais para ter a operação realizada em comparação com o restante do mundo.

Em relação ao tempo em que se espera por uma cirurgia de catarata no SUS, o prazo pode variar bastante a depender do quadro de saúde do paciente e da disponibilidade de profissionais na região onde ele vive, mas o tempo médio de espera pode variar de 6 meses a 2 anos ou mais. 

Leia também: 3 formas de realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde

Por que a cirurgia pelo SUS é demorada?

A cirurgia realizada pelo SUS envolve uma série de critérios específicos e condições para ocorrer, sendo necessário, antes de qualquer coisa, a comprovação da real necessidade do procedimento. Depois dessa comprovação, feita por um médico do próprio SUS, é necessário passar por todos os encaminhamentos necessários e previstos no sistema para, então, chegar ao momento da cirurgia. Esse processo pode incluir a consulta com o médico especialistas, exames de comprovação, processo de auditoria interna, entre outros. Por isso, até chegar ao momento da fila, onde o paciente aguardará até ser chamado para fazer a cirurgia, todos os critérios prévios devem ser cumpridos, o que pode demorar o processo.

Somente em 2020 o  Sistema Único de Saúde realizou cerca de 4,6 milhões de cirurgias eletivas, quase 3 milhões (38%) abaixo dos 7,5 milhões acumulados no mesmo período do ano anterior. Muitas cirurgias eletivas pausadas durante o período crítico da pandemia foram retomadas em 2021, mas muitas delas ainda não foram realizadas, aumentando ainda mais a fila para quem aguarda um procedimento e não está classificado como um quadro urgente. 

 

Quem tem plano pode fazer cirurgia pelo SUS?

Sim. O Sistema Único de Saúde, garante por lei o atendimento gratuito a todas as pessoas residentes em solo brasileiro. No entanto, dependendo do procedimento e do seu estado de saúde, a fila para a realização pode ser longa e a espera nem sempre vantajosa.

Só para se ter uma ideia, atualmente no país aproximadamente 40 milhões de pessoas possuem plano de saúde, o que equivale a apenas 20% da população. Os 80% restantes utilizam apenas o Sistema Único de Saúde e, caso precisem de uma cirurgia, serão encaminhados para a fila do sistema para aguardar pelo procedimento.

 

Quanto tempo demora para fazer uma cirurgia pelo SUS?

O tempo médio de espera para a realização de uma cirurgia varia muito conforme a cirurgia, com a gravidade do quadro do paciente, com a localização onde ele e o médico estão localizados e, principalmente, pela via de custeio do procedimento.

Como funciona a espera por uma cirurgia no SUS, no convênio e na rede particular?
  • Se o procedimento for realizado pelo SUS, o paciente passará por avaliação e, após o encaminhamento, entra em um fila de espera.
  • Com plano de saúde, o paciente terá de aguardar a liberação do procedimento por parte do convênio, o que aumenta o prazo de espera se o procedimento for mais complexo e precisar de auditoria médica no pedido.
  • Na rede particular sem convênio o paciente fará todas as tratativas diretamente com o profissional que irá fazer a cirurgia e o prazo será acordado entre as partes.

Vale ressaltar que na rede particular existe uma série de burocracias e informações que acarretam em demora na obtenção de um orçamento. Essa modalidade pode demorar muito também, mas com a SYN, conseguimos encurtar esse tempo. Um processo que poderia durar semanas ou meses, por exemplo, a SYN pode conseguir finalizar em minutos ou horas.

 

COMO FUNCIONA?

Quando o médico solicita a cirurgia pela plataforma SYN, todos os envolvidos são acionados em tempo real e o orçamento é formulado em pouco tempo, além de ter a vantagem de buscar por melhores preços e buscar orçamentos mais assertivos e previsíveis.

Você tem alguma dúvida sobre a realização de cirurgia na rede particular sem plano de saúde? Clique aqui e fale com um consultor da SYN: 

 

O que fazer para não esperar muito na fila por uma cirurgia?

Quase um milhão de pessoas aguardam, nesse momento, por uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde, o SUS. A espera pode demorar meses ou anos, a depender da complexidade do caso e do grau de urgência desse paciente.

Muitos desses pacientes até possuem renda permissiva e se interessam em custear o próprio tratamento na rede particular, mas encontram muitas dificuldades para levantar e organizar todos os orçamentos necessários e conseguir fazer uma previsão real de todos os custos.

A SYN nasceu para preencher essa lacuna e quebrar essas barreiras que impedem que o paciente que não quer esperar tenha acesso ao tratamento particular. A SYN organiza, monta e entrega ao médico um orçamento único, mais econômico e com todos os custos envolvidos já cotados e detalhados, o que torna o processo de contratação mais fácil e previsível. 

Ao ser uma solução que facilita o acesso de pessoas sem planos de saúde, mas com renda permissiva ao tratamento particular, a SYN contribui para a redução da fila do SUS e da espera de quem não tem outra alternativa.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

13 respostas

  1. cirurgia de nódulo mergulhante grande pode ser operado com urgência no SUS já estou com sisreg para consulta com especialista

  2. Em 2016 coloquei uma prótese total do joelho pelo convênio médico hoje já não tenho mais. Estou com a prótese solta e esperando a cirurgia não consigo mais me locomover sem às muletas vivo caindo pois não tenho mais firmeza na perna. Estou na fila de espera será que vai demorar???

    1. Oi Pedro. A fila de espera do SUS tem critérios próprios, portanto o tempo de espera pode variar a depender de cada quadro.

  3. Eu estou a 6 meses esperando uma cirurgia de vesícula pelo SUS já a segunda vez que eu corro atrás e não chama
    Tem gente que fez o processo por último de que eu e já fez a cirurgia

  4. Bom dia, gostaria de saber qto tempo leva para colocar stens nas duas pernas pelo SUS estou mto debilitada demais para andar,as dores são mtas tenho artrose na coluna lombar e cervical e nos quadril e nos dois joelhos não estou aguentando mais

  5. meu problema é artrose nos joelhos fui no hospital das clinicas com encaminhamento para artroscopia me colocaram p. fazer exercicios não adiantou nada fico passando em varios ortopedista e eles não resolvem nada não sei mais o que fazer
    fico com dores muito forte não conseguindo andar

    1. Olá Maria. Somente o médico depois de avaliar se o seu caso é indicativo de cirurgia. Boa sorte e obrigado pelo seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados