SYN Saúde: uma solução inovadora para a jornada do paciente

Syn Saúde

Você já parou para pensar sobre a jornada do paciente quando ele faz uma consulta, exame ou cirurgia? Muitas vezes esse processo é bastante complicado e burocrático! A SYN saúde foi criada justamente para tornar tudo mais simples e acessível.

Entendemos que um sistema de saúde burocrático é ruim para todos. Os pacientes são    prejudicados porque acabam deixando de fazer tratamentos de saúde e até mesmo prevenir ou evitar o agravamento das doenças.

Os médicos, por sua vez, muitas vezes são sobrecarregados não tendo tempo para se dedicar em aprimorar os processos de gestão, administração e logísticas para  otimizar o seu trabalho. Isso faz com que os lucros dos profissionais sejam menores, em relação ao grande potencial que podem alcançar.

Quer entender sobre como pensamos em solucionar esse problema de uma vez por todas? Então, siga a leitura!

O sistema de saúde público e privado no Brasil

Antes de começar a falar sobre a jornada do paciente, é interessante que façamos uma reflexão sobre o sistema de saúde brasileiro atual, que é dividido em dois grandes mercados: o público e o privado.

No caso do sistema público, os atendimentos se resumem ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

Nesse sentido, podemos dizer que somos privilegiados, tendo em vista que o sistema público de saúde brasileiro é bastante amplo, conta com bons profissionais e oferece uma enorme gama de serviços à população.

Porém, temos déficit em infraestrutura! O SUS não dá conta de atender a todos e as filas de espera para realizar atendimentos simples, como uma consulta com um especialista, são enormes. 

Os pacientes podem levar meses para serem atendidos, o que faz com que as doenças avancem e a saúde da população seja comprometida, reduzindo, inclusive, a expectativa de vida.

É por conta dessa necessidade que os planos de saúde particulares sempre tiveram uma boa aceitação em nosso país. As pessoas com condições financeiras preferem pagar esses convênios e ter mais agilidade para realizar consultas e procedimentos.

Apesar disso, cresce o número de pessoas que optam por não usar planos de saúde. De acordo com uma pesquisa feita pelo SPC e pela CNDL, quase 70% dos brasileiros não pagam convênios particulares ou empresariais.

A justificativa é o alto preço cobrado na mensalidade. Para uma pessoa jovem e saudável, que vai ao médico eventualmente, quando sente um mal-estar ou para fazer exames de rotina, acaba compensando pagar por serviços particulares pontuais e não arcar todos os meses com uma mensalidade pesada. 

Está surgindo, portanto, uma nova lacuna, que a cada dia ganha mais espaço: o cliente privado que não tem plano de saúde.

A jornada do paciente nos dias atuais

Falando desse novo nicho de mercado que ganha força na Medicina, podemos dizer que não existe uma logística para que os pacientes possam usar os serviços privados mais complexos de forma simples e enxuta.

Apesar da realização de consultas e exames ser a cada dia mais acessíveis e difundidas nas clínicas populares, quando há a necessidade de fazer um tratamento hospitalar, a situação do paciente fica bem mais conturbada. Tudo é muito burocrático e, muitas vezes, financeiramente inacessível para a maioria da população.

A jornada do paciente para realização de uma cirurgia particular, por exemplo, tem barreiras do ponto de vista burocrático, monetário e logístico. Todo esse processo é muito engessado para atender o paciente tradicional, com convênio médico.

O cenário é bem propício para o surgimento de uma espécie de “cabo de guerra” entre os executores e os pagadores. Isso porque um lado quer cobrar mais e o outro pagar menos.

Syn Saúde

A solução proposta pela SYN Saúde

Diante do cenário atual da jornada do paciente, nasceu a SYN. Nós desmembramos todas as etapas desse processo e avaliamos etapa por etapa.

De tal forma, tivemos a ideia de desenvolver uma plataforma inovadora e inteligente, que simplificou a jornada do paciente.

Com os serviços da SYN, que conta com grandes parceiros, como médicos de diversas especialidades, clínicas e hospitais, os pacientes ganham mais agilidade e acessibilidade para realizar serviços particulares.

Sobre a SYN Saúde

A SYN Saúde nasceu com o objetivo de democratizar e facilitar o acesso a procedimentos médicos para pessoas que não têm acesso aos planos de saúde e não podem esperar pelo SUS. 

O projeto é dos empreendedores Ana Lemos, Dener Zandonadi e Rubem Vasconcelos e surgiu em uma turma do MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Em janeiro de 2020, a startup passou por um projeto de incubação pelo Sebrae Lab Maranhão, onde foi campeã de um projeto desenvolvido pela instituição.

A SYN chegou ao mercado com o objetivo de romper barreiras, aproximar médicos e pacientes e democratizar o acesso à saúde.

Quer saber mais sobre a Syn Saúde e seus serviços? Então, acesse o nosso site e confira agora mesmo! Lá, você encontra mais informações sobre como realizamos o nosso trabalho e simplificamos a jornada do paciente.

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

3 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados