Antes da pandemia do COVID-19, já se falava sobre uma revolução digital muito além da que estava avançando, na área de saúde. Parece que com o coronavírus, foi dado um grande impulso à tecnologia em saúde. Todos agora têm adotado inovações para sair dessa emergência da saúde em colapso. Mas vamos ver o que as tendências em tecnologia em saúde tem para 2021!
Com a pandemia do COVID-19, 2020 provou ser um ano perturbador para todos os setores. Ao que tudo indica, mesmo quando a vacinação estiver amplamente disponível, continuaremos a sentir seus efeitos em cascata em várias partes de nossas vidas, e isso inclui a economia. Um setor da indústria, no entanto, cujo desenvolvimento a pandemia poderia realmente ter beneficiado é o desenvolvimento de dispositivos médicos e de tecnologia em saúde.
Aqui está o que os desenvolvedores de tecnologia em saúde médica esperam ver para 2021!
1. Telemedicina
A tendência número um da tecnologia em saúde que devemos observar em 2021 é algo que a pandemia teve um impacto direto neste ano: o uso crescente da medicina remota.
Antes da pandemia, a maior preocupação com a telemedicina era a adoção dela por parte do paciente. Simplificando, os pacientes mostraram preferência em receber os profissionais da saúde presencialmente ao invés digitalmente. Porém, a pandemia transformou isso radicalmente, e os especialistas acreditam que abrirá um futuro brilhante para a telemedicina.
2. Bioimpressão 3D
A bioimpressão tridimensional combina células, fatores de crescimento e vários biomateriais para fazer crescer tecidos “vivos”. Como esses tecidos imitam o comportamento de sistemas vivos reais que ocorrem na natureza, seu uso pode simplificar muito a pesquisa.
E esse é apenas o estado atual da tecnologia em saúde: os pesquisadores de bioimpressão já estão procurando maneiras de imprimir implantes, dispositivos e até órgãos inteiros.
Sua capacidade atual de cortar os custos da pesquisa farmacêutica pode ajudar a bioimpressão 3D a construir e sustentar um caminho para se tornar uma tecnologia de saúde revolucionária nos próximos anos.
3. Inteligência artificial
A IA está, aparentemente, em toda parte. E o mundo da tecnologia em saúde não é exceção. Na verdade, novamente, a pandemia parece ter dado um impulso à IA em 2020.
Na previsão do ano passado, a aplicabilidade da Inteligência Artificial no monitoramento e identificação de epidemias estava avançando. Agora, algoritmos baseados em IA de empresas canadenses de monitoramento chegaram a avisar sobre o surto da pandemia com uma semana de antecedência da OMS.
A IA já está sendo aplicada em várias áreas da saúde, incluindo desenvolvimento de vacinas, descoberta de medicamentos por simulação, triagem térmica e aplicações de diagnóstico. E em 2021, esperamos ver surgir uma ampla gama de soluções de saúde digital movidas a IA.
Além da tecnologia em saúde, a previsão baseada em dados por IA também provavelmente será usada por mais seguradoras para identificar melhor os riscos e otimizar ainda mais os planos que oferecem.
4. Nanomedicina
A pesquisa em aplicações de saúde da nanotecnologia inclui uma ampla gama de soluções como nanomateriais e dispositivos. São nanorrobôs, nanopartículas biocompatíveis, biossensores nanoeletrônicos, etc., seja para diagnóstico, distribuição de medicamentos ou outros fins. De qualquer forma, a nanotecnologia já está crescendo muito.
5. Internet das Coisas Médicas
À medida que a saúde se torna cada vez mais digital, a conectividade se tornará um atributo-chave para dispositivos médicos. Já temos a Internet das Coisas: a facilidade de se conectar com dispositivos em casa, no trabalho e até no carro. Mas agora vieram os dados médicos também conectados, que monitoram e previnem surtos, por exemplo.
À medida que a inovação em tecnologia em saúde acelera, os desenvolvedores estão sempre procurando modernizar seus conjuntos de ferramentas.
6. Triagem térmica
Os termômetros infravermelhos sem contato e outros tipos de sistemas de triagem térmica usam uma variedade de métodos para determinar a temperatura. A IA pode analisar rapidamente várias pessoas, identificando aquelas com altas temperaturas. Isso pode ajudar a identificar indivíduos sintomáticos.
7. Análise de Tomografia Computadorizada
O erro humano pode acontecer na análise de tomografia computadorizada. A inteligência artificial pode otimizar a detecção precoce de pneumonia causada por COVID-19, câncer, tuberculose, problemas gerais de tórax, tudo por meio de dados de aprendizado de máquina.
8. Cloud Computing
A coleta de dados e a manutenção de registros são parte integrante da saúde e, historicamente, o gerenciamento desses dados sempre foi um desafio para os profissionais de saúde.
A computação em nuvem na área de saúde se tornou a opção mais usada para o gerenciamento de registros médicos eletrônicos. É vantajoso tanto para os pacientes quanto para os profissionais de saúde, pois torna o processo de consulta mais contínuo e economiza um tempo valioso.
O armazenamento de dados na nuvem proporciona acessibilidade remota e facilita uma melhor colaboração.
Da mesma forma, o aumento da interoperabilidade de dados entre diferentes plataformas EHR e sistemas de saúde será fundamental para rastrear quem foi vacinado.
Novas regras de interoperabilidade projetadas para melhorar o acesso dos consumidores aos seus próprios dados de saúde, provavelmente ajudarão nesses esforços.
SYNplifique na Saúde
Assim, startups que vem impactando o mercado de saúde, como a SYN, sem dúvida, saltaram para os holofotes durante a pandemia COVID-19. Com o mundo quase paralisado durante esse “novo normal’, abriu-se estas possibilidades como soluções.
Estas startups saltaram para a vanguarda e estão mostrando o que podem fazer para otimizar a combinação certa entre demanda, desejo, inovação e transformação.
Desta forma, a necessidade por mais startups de saúde digital vem crescendo. A tecnologia se tornando mais acessível, e os consumidores se aquecendo para a saúde e o bem-estar digital, o que conduz para uma nova era para a saúde.
É por esta razão que a SYN otimiza sua assistência por meio desse anseio de mudança positiva para novos investidores, simplificando a jornada do paciente, levando à democratização do acesso aos serviços de saúde de qualidade com mais economia.
E então? Quer saber mais sobre o que a SYN oferece em termos de inovações na área da saúde? Confira no nosso blog e nas nossas redes sociais!