7 problemas da área de medicina que startups de saúde podem resolver

startups de saúde

As startups de saúde em todo o mundo estão inaugurando horizontes para melhorar a prestação de cuidados. Neste artigo, você verá a exploração de oportunidades e os desafios da área da medicina, bem como as soluções apresentadas pelas startups de saúde para eles.

A saúde é uma área em constante evolução. O avanço da tecnologia, as necessidades do paciente, a conformidade e outros fatores estão sempre mudando. No entanto, as startups de saúde encararam os desafios e estão disponibilizando serviços aprimorados para tornar a vida dos médicos e pacientes melhor. 

Quer saber como? Continue a leitura!

Startups de saúde e suas tarefas inovadoras

As startups de saúde em todo o mundo estão agregando um valor imenso ao setor de saúde. Na verdade, elas estão tornando a saúde mais acessível por meio dos avanços da tecnologia trazendo soluções como mobilidade, plataformas de telemedicina, inteligência artificial e muito mais.

Tanto pacientes como profissionais da saúde são beneficiados. Os serviços prestados pelas startups de saúde são cada vez mais diversificados, que acabam simplificando a comunicação entre vários pontos do ecossistema da saúde. Isso, facilita a vida do dia a dia dos médicos, por exemplo, ao rastrearem os históricos e registros de seus pacientes.

startup de saúde

7 problemas da área de medicina que startups de saúde podem resolver

As startups de saúde têm se tornado, cada vez mais parte integrante do dia a dia das organizações de saúde em todos os lugares. Elas apresentam soluções na jornada que é tão burocratizada hoje em dia pelos nossos sistemas de saúde.

Agora vamos ver alguns exemplos de inovação no setor médico e na saúde em geral.

1. Informatização de práticas médicas

O coronavírus trouxe consigo o distanciamento físico e, com isso, uma demanda por atendimentos online. Mas essa demanda de procedimentos a distância já vinham ocorrendo antes da pandemia. Com o estabelecimento do “novo normal” devido à pandemia levou ao crescimento maciço das plataformas digitais da saúde. 

O crescimento neste setor é impulsionado pelo avanço e mais acessibilidade da tecnologia. Agora, o profissional pode ter acesso a dados que antes só era possível através de documentos, sendo possível realizar:

  • armazenamento de dados em nuvem;
  • envio de mensagens para pacientes sobre consultas;
  • uso de prontuários eletrônicos, ou históricos e registros médicos;
  • controle de estoque de material.

Quando um paciente é diagnosticado com alguma doença, ao fazer tratamento ou procedimento, o médico tem a vantagem de que poderá dar melhor acompanhamento a ele. 

2. Automação para otimizar tarefas rotineiras

Como resultado, o setor startups de saúde tem dado forte impulso para a automação de tarefas relacionadas a tarefas manuais e repetitivas. Embora essa não seja uma tendência tão nova, soluções e ferramentas estão sempre se adaptando para melhor gerenciar operações de saúde e, consequentemente, melhorar os resultados da clínica. 

Os exemplos incluem:

  • sistemas e aplicativos automatizados de agendamento de consultas;
  • ferramentas de gerenciamento de fornecedores;
  • sistemas de gerenciamento de receitas;
  • gestão para agendamento rápido;
  • consultas online;
  • documentação de informações clínicas; 
  • acesso a todos os prontuários;
  • exames laboratoriais;
  • prescrições eletrônicas de medicamentos;
  • salas virtuais de espera;
  • laboratórios de fornecedores integrados;
  • check-in para paciente;
  • e muito mais.

3. Manipulação de custos de saúde

Os custos com saúde estão disparando em todo o mundo, especialmente no Brasil. Isso afeta todas as partes interessadas na indústria, incluindo pacientes, prestadores de serviços de saúde e empregadores. Felizmente, várias startups de saúde surgiram para ajudá-lo a otimizar seus custos de saúde. 

Por exemplo, algumas soluções de startups permitem melhorar a gestão do ciclo de receita para economizar custos e melhorar a eficiência. 

Por outro lado, também ajudam os pacientes a aproveitar ao máximo essas ferramentas. Por exemplo, há plataformas de gestão levam em consideração as condições de saúde individuais e usa IA para permitir que os pacientes maximizem os benefícios de um atendimento realmente integral.

4. Facilitação do acesso a atendimentos

É o significado real de “saúde para todos”. Com o crescimento das plataformas e soluções de telemedicina, que tornam a saúde acessível a todos, milhões de pessoas que usam um smartphone, podem agora alcançar áreas que os médicos não podiam antes. Isso torna possível fornecer cuidados de saúde em áreas remotas de forma eficiente. 

Junto com isso, uma gama diversificada de pessoas agora pode obter melhores serviços de saúde devido a startups de saúde com suas soluções inovadoras. Visar a democratização da saúde com um serviço ágil e acessível, garante saúde de qualidade para todos, principalmente que não tem planos de saúde.

A partir do uso da telemedicina, o atendimento médico pode chegar a lugares distantes, o que torna o acesso mais democrático. As barreiras geográficas passam a ser superadas e pacientes que necessitavam de deslocamento para consultas com especialistas em cidades maiores não precisam o fazer. 

Vale salientar que muitos desses deslocamentos são feitos por idosos e/ou pessoas com dificuldades de locomoção e devem ser custeados pelo sistema de saúde pública – ou seja, uma possibilidade de redução de custos aos cofres públicos.

Com a telemedicina, abriu-se uma enorme possibilidade de monitoramento à distância, tão importante, em momentos de crise pandêmica. Outra vantagem é a facilidade em que se centralizam os processos em um sistema apenas, ou ainda transformar um smartphone em um dispositivo de diagnóstico. Você poderá monitorar a saúde do seu paciente sem qualquer protocolo burocrático laboratorial ou com terceirizações de equipes para isso.

6. Serviços rápidos e aprimorados

Automação e melhor gerenciamento de pacientes aceleram automaticamente os serviços. Os pacientes não precisam esperar horas pela chance de serem diagnosticados. As plataformas de automação também facilitam o trabalho dos profissionais de saúde, simplificando o fluxo de trabalho e eliminando ineficiências.

 As startups desenvolveram tecnologias que ajudam médicos a fazer diagnósticos precisos, rápidos e aprimorados. Também podem gerenciar melhor os pacientes e oferecer sempre o tratamento certo. Naturalmente, essas vantagens se traduzem em melhores cuidados de saúde e melhoram os resultados clínicos. Além disso, os pacientes também são capazes de cuidar muito melhor de si próprios usando recursos com essas ferramentas de monitoramento. 

7. Economia de custos e esforços

Tanto profissionais de saúde quanto pacientes agora podem otimizar custos graças às plataformas. Da redução dos custos operacionais à maximização dos reembolsos, tudo é possível pelo esforço pensado em conjunto. 

Além disso, a automação pode reduzir a carga de trabalho da equipe de atendimento e equipes colaborativas. Hoje, temos até sistemas de gerenciamento que podem preencher automaticamente formulários de seguro, cadastros, registros eletrônicos e históricos, obtendo os dados mais relevantes.

8. Democratização e simplificação da jornada do paciente

Startups como a Syn revelam a importância de democratizar o acesso à saúde de forma integral. A maioria das empresas que atuam no público privado investem em consultas e diagnósticos, porém caso haja a necessidade de realizar um tratamento mais complexo em ambiente hospitalar, o paciente retorna ao SUS diante das dificuldades encontradas. A SYN viabiliza e facilita a jornada do paciente. Em tempo real, com a facilitação condicionada pela plataforma, agilizam e simplificam os processos para criação de pacotes e orçamentos para a realização de cirurgias particulares. 

Neste sentido, sistemas como o da Syn, por exemplo, auxilia o médico a atuar no mercado privado de forma mais previsível e com menos burocracias. Isso acaba gerando um aumento no desempenho e produtividade, além de garantir uma melhor gestão em seu trabalho.

As alternativas tecnológicas vieram para ficar, e a democratização ao acesso à saúde se encontra em primeiro plano sempre!

O futuro das startups de saúde

Pode-se pensar que os desafios na área de saúde não interromperão o crescimento das startups. No entanto, nada pode ser mais afastado da realidade! As oportunidades disponíveis na área da saúde superam os desafios de qualquer dia. 

Na verdade, o mundo está mais que pronto para aceitar a tecnologia de saúde e os serviços de saúde móvel. Este não é um desenvolvimento novo, porém, a situação é ainda mais promissora em função da demanda crescente.

O Brasil está mais aberto para apoiar startups de saúde, e a aceitação popular é certamente uma forte motivação para isso. Em suma, as condições favoráveis ​​estão incentivando as startups de saúde a lançar soluções e serviços inovadores constantemente. Essas melhorias aceleram a prestação de cuidados e ajudam os profissionais a trabalhar com maior eficiência. 

Enquanto houver pessoas, elas precisarão de cuidados médicos. As startups de saúde devem navegar no ecossistema convertendo desafios em oportunidades. Entre esses diferenciais, a SYN conta justamente com essa visão da democratização da saúde. 

Ela oferece uma plataforma 100% ágil e acessível para toda a jornada dos serviços de saúde, de forma a garantir uma maior qualidade e desempenho para os profissionais médicos.

E então? Quer saber mais sobre o que a SYN oferece em termos de inovações na área da saúde? Confira no nosso blog e deixe seu comentário nas nossas redes sociais!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados