Tratamento da hiperplasia prostática benigna

O tratamento da hiperplasia prostática benigna pode ser tanto medicamentoso quanto cirúrgico. Também conhecida como HPB, essa doença é caracterizada por um aumento não canceroso da glândula prostática. 

A hiperplasia prostática benigna não é agressiva como a hiperplasia cancerígena, mas pode dificultar a micção do paciente, causando desconforto e dor.

De acordo com o urologista, Giuliano Moura, quando há a indicação para a cirurgia, o paciente é submetido a uma Ressecção Transuretral da próstata (RTU). O procedimento é minimamente invasivo é feito com anestesia local e sedação. 

Se você quer saber mais sobre esse procedimento, assista ao vídeo do Dr. Giuliano e siga o canal da SYN para ter acesso aos conteúdos sobre saúde.

Você precisa de uma cirurgia de hiperplasia prostática benigna e quer realizar o procedimento na rede particular? Clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você. 

O que é hiperplasia prostática benigna?

A hiperplasia prostática benigna é um distúrbio benigno, ou seja, não tem o potencial de se transformar em câncer. A doença é causada pelo aumento da glândula prostática podendo ter o envelhecimento como causa. 

Quem pode fazer a cirurgia hiperplasia prostática benigna?

O paciente que poderá fazer a cirurgia hiperplasia prostática é aquele que não tenha tido resultados positivos com o tratamento medicamentoso, ou que receba a indicação de cirurgia  por outros fatores.  Para ser submetido ao procedimento o paciente será avaliado pelo cirurgião e poderá realizar uma série de exames para atestar seu estado de saúde antes da cirurgia. 

Como é feita a RTU ou ressecção transuretral da próstata?

O procedimento é minimamente invasivo e é feito com anestesia local ou sedação. A RTU é uma ressecção transuretral, ou seja, o acesso ao canal prostático é endoscópico. 

Qual é o tempo de recuperação depois de uma cirurgia de hiperplasia prostática benigna?

O tempo médio de recuperação é de dois dias e o paciente operado pode ter alta em até 3 dias. 

Leia também: Como fazer uma cirurgia particular sem plano de saúde

Quanto tempo depois da RTU o paciente pode retomar às atividades diárias?

Apesar de a RTU ser um procedimento minimamente invasivo e de rápida recuperação, há um prazo a ser respeitado antes que o paciente possa retomar plenamente suas atividades. 

A depender de cada caso, o regresso às atividades pode ocorrer em torno de 21 dias, um prazo considerado pequeno se comparado a outros procedimentos cirúrgicos. 

Cirurgia particular acessível e sem plano de saúde? Clique aqui e saiba mais sobre a plataforma que está democratizando o acesso às cirurgias particulares no Brasil. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados