A fimose é uma condição em que há um acobertamento da glande do pênis, não permitindo a exposição da mesma. Geralmente, a condição se resolve ainda na infância naturalmente, mas quando isso não acontece, a pessoa pode ser submetida a um tratamento com pomada. Não reagindo ao tratamento ou não optando pela realização, a pessoa com fimose, seja adulto ou criança pode ser submetida à cirurgia de fimose.
A postectomia, assim como é chamada a cirurgia de fimose, é indicada em casos onde o próprio paciente, ou seus familiares no caso de menor de idade, manifestem o desejo de realizar o procedimento a fim de evitar incômodos como infecções penianas (balanopostite) oriundas do acúmulo de secreções.
Muitos pacientes adultos, no entanto, recebem a indicação para a cirurgia devido a processos inflamatórios relacionados com a proliferação de fungos e bactérias na glande, causado, inevitavelmente, pelo acúmulo de secreções e dificuldade de higienização na glande.
Se você quer fazer uma cirurgia de fimose, esse artigo vai te ajudar a tirar as principais dúvidas sobre o procedimento. Leia o artigo e clique aqui para saber como fazer a cirurgia de fimose na rede particular com agilidade e segurança, mesmo que você não tenha plano de saúde.
Como é feita a cirurgia de fimose?
A cirurgia de fimose (postectomia) é feita com o paciente acordado sob anestesia local e não necessita de internação. Geralmente essa cirurgia é simples e bastante segura, porém, o médico pode solicitar exames pré-operatórios para avaliar a saúde do paciente a ser operado antes do procedimento para minimizar ou destacar riscos de complicações durante e no período pós-cirúrgico.
Durante o procedimento, o médico retira parte da pele que prende a glande, fazendo a soltura da região da cabeça do pênis. A incisão é pequena e após o procedimento o médico realiza a sutura local para fechar o pequeno corte.
A cirurgia de fimose costuma ser bem tolerada, principalmente se o paciente já for maior que 10 anos. Nas primeiras 72 horas após o procedimento o médico pode recomendar compressas frias ou de gelo para reduzir o inchaço local e a dor. No caso de dor na região, o médico poderá indicar analgésico ou anti-inflamatório, contudo a indicação é feita estritamente pelo profissional que realizou a cirurgia.
Leia também: 3 formas de realizar uma cirurgia particular sem plano de saúde
Quanto tempo leva para se recuperar de uma cirurgia de fimose?
A cirurgia de fimose é rápida e não necessita de internação, podendo o paciente retornar para casa no mesmo dia. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para evitar complicações durante a recuperação da cirurgia.
O primeiro deles é aplicar compressas frias ou com gelo na região para minimizar o inchaço e reduzir as dores nas primeiras horas após a cirurgia. O paciente também deverá cuidar do curativo feito pelo médico e fazer a limpeza local com cuidado para evitar que os pontos se abram, principalmente nos primeiros dias após a cirurgia.
A cirurgia de fimose é um procedimento simples, mas por se tratar de uma região sensível, é recomendada a suspensão das atividades físicas e relações sexuais por 30 dias a contar da realização da cirurgia. Essa medida é importante para não atrapalhar na cicatrização local.
Quanto custa uma cirurgia de fimose?
O valor de uma cirurgia de fimose pode variar bastante a depender de uma série de fatores como os honorários médicos, a região, custos hospitalares, entre outros. Porém, esse procedimento pode ser encontrado na rede particular por valores que variam de R$ 1.000,00 a R$ 5.000,00.
Se você quer realizar uma cirurgia como essa na rede particular e não possui plano de saúde, clique aqui que a SYN pode ajudar você.
Uma resposta
Obrigado pelo esclarecimento!