Tudo o que você precisa saber sobre Gastroplastia endoscópica 

A gastroplastia é um procedimento cirúrgico para reduzir o volume do estômago e, assim, ajudar no controle alimentar de pessoas com obesidade e comorbidades associadas. 

O estômago é o órgão que armazena a comida e é o responsável pelas primeiras etapas da digestão que começa na boca. Com a gastroplastia, o estômago é reduzido e acomodado em um local menor, diminuindo imediatamente a ingestão e absorção calórica. O procedimento é indicado para pessoas que precisam tratar a obesidade, mas pode ser recomendado também para pessoas com risco acentuado para o aumento de peso ou sobrepeso, com excesso de gordura ou excesso de tecido adiposo na região abdominal.

A grande vantagem da gastroplastia é que ela não precisa de procedimentos adicionais para alcançar seus resultados.  A cirurgia pode ser realizada em qualquer pessoa a partir dos 18 anos, embora a maioria dos pacientes operados estejam na faixa dos 30 a 50 anos. 

Se você está aqui é porque está procurando por informações sobre gastroplastia e este artigo no blog irá lhe ajudar a entender o que é gastroplastia e como você pode realizar essa cirurgia mesmo que você não tenha plano de saúde.

Leia também: Três formas de realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde

Diferença entre gastroplastia e cirurgia bariátrica 

A cirurgia bariátrica é a cirurgia que tem como objetivo a redução do estômago e é, portanto, uma gastroplastia. Logo, não há diferença entre gastroplastia e bariátrica, ambos os termos são sinônimos para se referir a um mesmo procedimento.

No entanto, a gastroplastia pode ser realizada de duas formas: cirurgia convencional ou endoscópica, a gastroplastia endoscópica é menos invasiva e pode ser recomendada para pacientes com grau 1 ou 2 de obesidade ou em caso em que a pessoa obesa não pode ser submetida a uma cirurgia bariátrica convencional por alguma condição de saúde.  Por ser um procedimento menos invasivo, a gastroplastia endoscópica pode ser realizada em pacientes menores de idade ou até mesmo em idosos. 

O investimento para a realização da cirurgia na rede particular também é uma variante importante. Geralmente, a gastroplastia endoscopia é mais barata que uma gastroplastia convencional, podendo custar, em média, até 30% menos na rede particular. 

 

Como é feita a gastroplastia endoscópica?

A Gastroplastia é um procedimento que visa tratar a obesidade por meio de uma cirurgia que realiza uma redução do estômago, que é o principal responsável pelo processo de digestão. Com o paciente sob anestesia geral o médico insere um tubo flexível (endoscópio), pela boca do paciente até o estômago. Com o acesso ao órgão e visão da área, o médico faz suturas deixando a forma tubular do órgão menor.

Quanto custa uma gastroplastia endoscópica?

A cirurgia pode custar entre R$ 15.000,00 e R$ 35.000,00, a depender da região onde será realizada, honorários médicos, custos hospitalares, etc. Se você quer um orçamento mais acessível para esse procedimento, se informe sobre a plataforma que está democratizando o acesso às cirurgias particulares no Brasil. Clique aqui e saiba mais sobre a SYN!

Como fazer uma gastroplastia particular sem plano de saúde?

Muita gente não sabe, mas existe uma forma de realizar a sua cirurgia particular mesmo que você não tenha plano de saúde. Como? Com a SYN, uma plataforma que facilita o acesso à cirurgias na rede particular com orçamentos únicos, previsíveis e mais acessíveis. A plataforma conta, ainda, como o serviço de financiamento e parcelamento para a sua cirurgia. Clique aqui e saiba mais sobre a SYN ou clique aqui e simule o financiamento da sua cirurgia.

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados