Os tratamentos intervencionistas da dor são utilizados para aliviar a dor e a limitação funcional que esta causa quando outras alternativas, como o uso de medicamentos e fisioterapia, não surtiram efeitos.
A dor é um fenômeno multidimensional que envolve a sensação e a percepção da dor e todas as implicações que essa condição física pode causar no bem-estar e na qualidade de vida de uma pessoa. Quando uma pessoa procura um médico relatando algum episódio frequente de dor, o médico procura a causa da dor e tenta entrar com algum tipo de intervenção para solucionar o problema; As intervenções mais utilizadas para tratar a dor são as medicamentosas, psicológicas e fisioterapêuticas. Na maioria das vezes, o paciente recebe mais de uma modalidade de intervenção e podem ser realizadas intervenções de curto, médio e longo prazo.
No entanto, há alguns casos em que os tratamentos anteriores não contribuíram para a diminuição da dor, ou, ainda, o médico avaliou que o caso precisaria de um procedimento cirúrgico para ser solucionado. Isso é o chamado tratamento intervencionista da dor, quando um paciente precisa passar por um procedimento cirúrgico minimamente invasivo para tratar de alguma condição específica que resulta em dor e não foi solucionada com outras intervenções menos invasivas, como o uso de medicamentos.
De acordo com o ortopedista Dr. Leonardo Oliveira, o tratamento intervencionista da dor é realizado dentro do bloco cirúrgico com o paciente em sedação leve. O cirurgião utiliza materiais especiais guiados por método de imagem para melhor precisão da cirurgia. O resultado pode ser o alívio imediato da dor logo após a intervenção. Assista ao vídeo com a explicação do Dr. Leonardo OIiveira sobre o tratamento intervencionista da dor, e siga a SYN no instagram para mais vídeos como esse.
Quando o tratamento intervencionista da dor é indicado?
A medicina intervencionista da dor é uma opção quando os medicamentos não promovem analgesia eficaz ou quando as demais intervenções, como fisioterapia e tratamento da causa da dor, não obtiveram sucesso.
Além disso, o médico pode indicar esse tipo de intervenção considerando outros fatores como o acesso a outros tipos de tratamento, sobrevida do paciente ou condições associadas que impeçam outras alternativas.
Leia também: Como fazer uma cirurgia sem ter de esperar muito!
Como realizar um tratamento intervencionista da dor na rede particular sem plano de saúde?
Se você precisa de um tratamento intervencionista da dor, a SYN Saúde pode ajudar você. A SYN é uma plataforma que facilita o acesso às cirurgias particulares para quem não tem plano de saúde e não pode ou não quer esperar. Clique aqui e saiba mais!