As amígdalas são duas estruturas de formato triangular, localizadas na parte posterior da garganta. Elas têm a função de filtrar agentes patogênicos, como bactérias, antes de entrarem no organismo. Em alguns casos, as amígdalas podem inflamar e provocar uma série de problemas como rouquidão, dor de garganta e até mesmo febre. Quando isso ocorre com frequência pode ser recomendada cirurgia.
A cirurgia de remoção de amígdalas ou amigdalectomia é um procedimento relativamente comum e pode ser realizado em qualquer fase da vida, caso não haja objeções clínicas ou condições adversas que impeçam a realização da cirurgia.
Portanto, o procedimento, de modo geral, é simples e sem a necessidade de internação por longos períodos. Na maioria dos casos a cirurgia de amigdalectomia é bem tolerada pelos pacientes e a recuperação tende a ser rápida e sem grandes intercorrências.
Caso você esteja procurando por informações sobre como funciona a cirurgia de remoção das amígdalas, continue lendo esse artigo e tire todas as suas dúvidas. E se você precisa realizar essa cirurgia, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você a realizar o seu procedimento com previsibilidade e segurança.
Leia também: Três formas de realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde
Como é feita a cirurgia de remoção das amígdalas?
A cirurgia de remoção das amígdalas é um procedimento relativamente comum. Essa cirurgia pode ser realizada por via oral ou auxiliada por endoscopia.
Quanto tempo demora a recuperação da cirurgia de amígdalas?
O tempo de recuperação da cirurgia varia de acordo com a técnica empregada e com o tempo que cada pessoa precisa para se recuperar completamente, mas, de modo geral, após a cirurgia de retirada das amígdalas pode ser pedido um repouso de 24 a 48 horas e depois retorno gradual das atividades.
Nesse período de recuperação não é recomendado que o paciente operado faça grandes esforços, como praticar atividades físicas e carregar peso.
Quando é necessário fazer cirurgia de amígdalas?
A cirurgia de retirada das amígdalas pode ser recomendada em uma série de contextos, mas de modo geral o médico recomenda o procedimento quando há muitos episódios de inflação (amidalites de repetição) em um curto período de tempo. Também é recomendada a cirurgia de remoção das amígdalas quando há formação de abscesso (bolsas de pus) na região, resultado da inflamação, ou para prevenir complicações infecciosas sistêmicas.
Quanto custa uma cirurgia das amígdalas?
O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00. Esse valor é uma média e não deve ser usado como referência, uma vez que custos pré e pós-operatórios precisam ser considerados.
Se você quer fazer uma cirurgia de retirada das amígdalas e não tem plano de saúde ou não quer esperar pelo procedimento, clique aqui e conheça as facilidades que a SYN tem para você!
Conclusão: Vou retirar as amígdalas, e agora?
A cirurgia de remoção das amígdalas é um procedimento simples e rápido, com baixa taxa de complicações. Geralmente, a recuperação é completa e sem sequelas. Por isso, antes de decidir realizar a cirurgia, o paciente deve conversar com seu médico para avaliar os riscos e benefícios da intervenção.