A cirurgia de hérnia de hiato é a cirurgia indicada para corrigir o deslocamento do estômago no hiato esofágico, ou seja, para corrigir a causa da hérnia de hiato. A condição ocorre quando o estômago passa da cavidade abdominal para a cavidade torácica causando desconforto e refluxo gastroesofágico.
Mas, quando é necessário operar de hérnia de hiato?
A hérnia hiatal pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintomas ao longo da vida e, portanto, não causar incômodos ao paciente com a condição. No entanto, quando há presença dos sintomas o médico pode recomendar o tratamento cirúrgico.
Os sintomas de hérnia de hiato, no entanto, podem ser confundidos com outras condições e doenças, o que pode dificultar a busca por ajuda. Os sintomas mais comuns para hérnia de hiato são:
- Azia
- Sensação de vômito
- Eructações ou arrotos
- Refluxo de ácidos estomacais (queimação de estômago e garganta).
Qual o risco de uma cirurgia de hérnia de hiato?
A cirurgia de hérnia de hiato é um procedimento seguro e feito no centro cirúrgico com o paciente sob anestesia. No entanto, assim como qualquer outra cirurgia, pode envolver alguns riscos. Os mais comuns são:
- sangramento
- reações à anestesia
- Infecções no pós-operatório.
Caso você tenha dúvidas sobre os riscos ou esteja com receio de realizar o procedimento, o médico é a pessoa mais indicada para avaliar o seu quadro de saúde e esclarecer as suas dúvidas.
Leia também: Cirurgia sem plano de saúde | Tudo o que você precisa saber
Como é feita a cirurgia de hérnia de hiato?
A cirurgia de hérnia hiatal pode ser feita por videolaparoscopia ou pelo método convencional, ou seja, incisão maior no abdômen.
Há ainda a possibilidade de realizar o reposicionamento do tecido estomacal na cavidade abdominal por meio da cirurgia robótica, que é por meio de micro-equipamentos guiados pelo cirurgião com o auxílio de uma micro-câmera.
Independentemente do método, a cirurgia é feita a partir do reposicionamento do estômago e do esôfago para corrigir o problema. O paciente deve estar sob o efeito de anestesia geral durante todo o procedimento.
Quando é preciso operar uma hérnia de hiato?
A cirurgia de hérnia de hiato é indicada quando os sintomas do problema aparecem e tendem a atrapalhar a qualidade de vida do paciente ou quando o paciente não respondeu positivamente aos tratamentos clínicos anteriores.
Quanto tempo demora a recuperação da cirurgia de hérnia de hiato?
De modo geral a recuperação pós cirurgia de hérnia de hiato é tranquila e não exige internação. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados na primeira semana após o procedimento e outros com até 60 dias depois da cirurgia.
O cuidado imediato é com a alimentação, pois o paciente deve evitar alimentos sólidos e não carregar peso ou dirigir na primeira semana. A prática de atividades físicas de intensidade alta ou moderada devem ser evitadas por até 60 dias após o procedimento.
Outras recomendações podem ser instruídas pelo médico cirurgião e devem ser seguidas à risca para garantir a saúde e a segurança do paciente.
Quanto custa uma cirurgia de hérnia de hiato?
Assim como qualquer cirurgia, a cirurgia de hérnia de hiato pode ter seus custos bastantes variáveis. Isso porque os custos de uma cirurgia dependem muito de uma série de fatores como honorários médicos, custos hospitalares, técnica empregada, entre outros.
No entanto, é possível encontrar a cirurgia de hérnia de hiato por valores a partir de R$ 7.000,00. Se você deseja fazer essa cirurgia, clique aqui e conheça a plataforma que facilita o acesso às cirurgias particulares.