A cirurgia da obesidade, também conhecida como cirurgia bariátrica é um procedimento para ajudar na redução de peso quando o excesso de gordura coloca em risco a saúde e a vida da pessoa obesa. Considerada uma doença que pode levar a uma série de outros problemas e complicações, a condição pode afetar muito a qualidade de vida da pessoa e impossibilitá-la de realizar atividades comuns do dia a dia
Porque a cirurgia da obesidade pode ser necessária? Independentemente da idade, o excesso de peso pode ser um fator de risco e contribuir para o surgimento ou agravamento de outras doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, no último levantamento realizado em 2016 os números indicavam que mais de 30% da população mundial adulta apresentava estar acima do peso considerado ideal para sua faixa etária e estrutura física.
No Brasil, estima-se que quatro em cada 10 brasileiros estejam com excesso de peso, somando um total de 96 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Pesquisa, o IBGE.
Você precisa de uma cirurgia para perda de peso? Clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você!
Será que eu sou obeso ou só estou acima do peso?
Muitas pessoas, quando estão acima do peso, ficam na dúvida se podem ou não ser consideradas obesas. O índice de massa corporal, indicador que aponta em qual faixa de peso uma pessoa se encontra é, inclusive, um dos critérios utilizados para a indicação da cirurgia bariátrica ou cirurgia da obesidade.
Quando o excesso de peso é considerado obesidade?
De acordo com a OMS, obesidade é quando o IMC (índice de massa corporal) de uma pessoa é maior ou igual a 30 kg/m2.
Como calcular o meu IMC?
O índice de massa corporal é calculado com a fórmula: Peso dividido pela altura, vezes a própria altura. O valor final encontrado após essa equação é submetido a uma verificação simples na tabela conforme a seguir:
Quais são as faixas da obesidade de acordo com o IMC?
Seguindo a tabela do IMC, obesidade tipo 1, ou grau I é quando o IMC encontrado é de 30,0 a 34,9. Já a obesidade do tipo 2, ou obesidade grau II, é encontrada quando o IMC passa de 35,0 e chega a 39,9. Depois de 40,0 de IMC já se considerada grau III, também chamada obesidade mórbida.
O que é a cirurgia da obesidade, ou cirurgia bariátrica?
Popularmente conhecida como cirurgia da obesidade ou cirurgia bariátrica, ou gastroplastia é uma cirurgia invasiva para remoção de uma parte do estômago ou do intestino da pessoa obesa. O objetivo da cirurgia é diminuir a quantidade de calorias absorvidas nas refeições provocando a redução de peso
Quais são as cirurgias para a obesidade?
As cirurgias bariátricas são divididas em três grandes grupos:
- Cirurgias puramente disabsortiva (técnica não mais empregada).
- Cirurgias restritivas (Retirada de parte do estômago ou o emprego de técnicas para amarrar ou comprimir algumas áreas).
- Cirurgias com técnica mista.(Associam à redução do estômago com a redução da capacidade de absorção dos nutrientes).
Bariátrica sem cortes, é possível?
Com o avanço das tecnologias médicas já é possível realizar a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia ou robô, procedimento sem cortes com a abertura de pequenos orifícios de 15mm. Essa possibilidade pode ser bastante benéfica para o paciente tanto no que diz respeito à recuperação pós-cirúrgica quanto às respostas inflamatórias e estéticas.
Quem pode fazer cirurgia para emagrecer?
A cirurgia da obesidade ou cirurgia bariátrica é indicada para pessoas com IMC acima de 35 ou que estejam com alguma outra comorbidade relacionada ao excesso de peso, como hipertensão arterial, diabetes do tipo 2, apneia do sono, problemas cardiovasculares, entre outros. Vale lembrar que apenas o médico que acompanha a pessoa obesa é capaz de avaliar quando há a necessidade de uma cirurgia. O profissional de saúde poderá, ainda, indicar outras alternativas de tratamento não cirúrgicas, como reeducação alimentar, exercícios ou o uso de medicamentos.
Quanto custa uma cirurgia bariátrica?
Os custos de uma cirurgia bariátrica particular podem variar bastante. Tudo vai depender da técnica empregada, dos honorários médicos, dos custos hospitalares e de insumos. O investimento para quem quer fazer a cirurgia da obesidade na rede particular podem variar de R$10.000,00 a R$50.000,00 a depender dos fatores acima citados.
Cirurgias particulares com economia e segurança? Clique aqui e conheça a plataforma SYN. Uma alternativa para quem não tem plano de saúde e não quer esperar!
Uma resposta