Como funciona a cirurgia de adenoides?

Também chamada de adenoidectomia, a cirurgia de remoção de adenoides é indicada nos casos em que a sua hipertrofia acarreta em congestão nasal frequente, recorrência de inflamações nos ouvidos e garganta.

A adenoide, assim como as amígdalas, é um tecido linfoide parte do sistema imunológico, que é responsável pela defesa do nosso organismo. Quando há algum problema nesses tecidos, como inflamações constantes ou hipertrofia, é recomendada a retirada desses pequenos nódulos de tecido linfático que ficam atrás do nariz.

A cirurgia também pode ser muito eficaz para aliviar os sintomas da rinite alérgica ou das infecções do trato respiratório superior. De modo geral esse é um procedimento considerado bastante seguro e eficaz, no entanto há algumas outras informações que você precisa saber caso tenha dúvidas sobre a cirurgia de adenoides. Continue lendo esse artigo ou clique aqui para saber como a SYN pode ajudar você a realizar sua cirurgia de adenoides na rede particular mesmo que você não tenha plano de saúde. 

Quais são os sintomas de quem tem adenoide?

O principal sintoma da adenoidite é a obstrução nasal. Geralmente quem sofre com a obstrução passa a respirar pela boca o que prejudica o desenvolvimento de toda a estrutura muscular da face da arcada dentária. 

Outras condições também podem estar associadas à adenoidite, como o acúmulo de secreção no interior do nariz, ronco e apneia do sono.

Como é feita a cirurgia de adenoide?

A cirurgia de adenoide não é um procedimento muito complexo uma vez que não há a necessidade de incisões (cortes) na pele. As adenoides são removidas pela boca e o procedimento tem duração média de apenas 30 minutos.

No entanto, é necessário que o paciente a ser operado esteja sob o efeito de anestesia geral durante todo o procedimento. 

 

Leia também: Cirurgia sem plano de saúde | Tudo o que você precisa saber

 

Como é a preparação para a cirurgia de adenoides?

Por não se tratar de um procedimento complexo, não é necessário que o paciente tenha uma preparação complexa antes da cirurgia. Contudo, é necessário que a pessoa a ser operada faça um jejum de pelo menos 8 horas antes do horário da entrada no bloco cirúrgico. O período de jejum deve ser rigorosamente respeitado uma vez que o paciente será submetido à anestesia geral para ser operado. O jejum é um critério essencial para a aplicação da anestesia e não pode ser desobedecido. 

 

Qual é o tempo de recuperação da cirurgia de adenoide?

Na maioria dos casos o tempo de recuperação varia entre 4 e 7 dias, mas o médico pode recomendar que o paciente aguarde um prazo maior para retomar as atividades de médio e alto impacto. Isso acontece porque algumas pessoas precisam de mais tempo para se recuperar enquanto outras se recuperam mais rapidamente.

Em todo caso, o médico cirurgião é a pessoa mais indicada para fazer as recomendações pós-operatórias para o paciente e acompanhar o estado de saúde dele após a cirurgia. Se você estiver inseguro ou tiver mais dúvidas sobre a cirurgia de adenoide, converse com o médico que realiza essa cirurgia para que ele possa esclarecer suas dúvidas.

Leia também: 3 formas de realizar uma cirurgia particular mesmo sem plano de saúde

 

Quanto custa uma cirurgia de adenoides?

Os custos dessa cirurgia podem variar bastante a depender dos honorários médicos, custos hospitalares, entre outros. Geralmente a cirurgia de adenoides na rede particular pode custar, em média, R$ 10.000,00.

Se você deseja realizar sua cirurgia de adenoides na rede particular e procura uma opção econômica, clique aqui e conheça a plataforma que vai ajudar você a conseguir sua cirurgia na rede particular mesmo que você não tenha plano de saúde. 

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados