Crianças podem fazer bariátrica? Saiba aqui!

A cirurgia bariátrica é uma opção para a perda de peso para pessoas com IMC acima de 40, que no cálculo de massa corporal quer dizer obesidade mórbida. 

No entanto, essa não é uma cirurgia recomendada para crianças, por causa dos riscos envolvidos no procedimento cirúrgico. Por conta desses riscos, o SUS, Sistema Único de Saúde, só permite a realização da bariátrica a partir dos 16 anos. Na rede particular a cirurgia pode ser realizada a partir de 14 anos.

Mas, recentemente em Curitiba, um caso chamou bastante a atenção. Uma criança de 11 anos conseguiu, via judicialização, realizar o procedimento. Isso porque a criança, uma menina, estava pesando mais de 200 kg, o que fez com que ela desenvolvesse graves problemas de saúde além da obesidade, como pressão alta, diabetes, paradas respiratórias e apneia do sono. 

A criança  foi diagnosticada com uma doença rara, uma anomalia genética que fazia com que o corpo dela não se sentisse saciado após as refeições, o que impedia a criança e sua família de fazer um controle alimentar para a perda de peso. Após entrar na justiça para realizar o procedimento antes da idade recomendada, a família da criança pode realizar o procedimento em 8 de dezembro de 2022, semana em que a criança completou 11 anos de idade. 

Apesar de possível, como você pode ver o caso da criança que realizou a cirurgia bariátrica aos 11 anos inclui uma série de exceções. Se você tem uma criança ou adolescente que precisa passar por uma bariátrica, esclarecemos aqui as principais dúvidas relacionadas à cirurgia bariátrica em crianças. 

 

Porque a cirurgia bariátrica não é recomendada para crianças? 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica recomenda que a principal abordagem para obesidade infantil seja uma combinação de programa nutricional, assim como atividades físicas regulares. Se este tratamento não for bem-sucedido, então é possível avaliar outras alternativas,incluindo cirurgias menos invasivas com melhor segurança para os pacientes. 

Isso porque a obesidade infantil, muitas vezes, tem um componente comportamental associado e a cirurgia não trata esse tipo de problema.

Leia também: Cirurgia sem plano de saúde. Entenda o passo-a-passo

Quando a Bariátrica pode ser uma opção para as crianças?

Quando a equipe médica que acompanha a criança com obesidade mórbida avalia que os riscos em não realizar a cirurgia são maiores que os riscos envolvidos no procedimento. A bariátrica é uma cirurgia complexa e envolve riscos, além de preparação intensa e muitos cuidados pós-operatórios, o que pode ser um desafio ainda maior para crianças e adolescentes. 

No entanto, como a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de outras doenças que podem levar à morte, a equipe médica pode avaliar as condições de saúde do paciente e concluir que a cirurgia é a melhor opção para reduzir os riscos de morte da criança e dar a ela mais qualidade de vida. 

 

Riscos associados à Cirurgia de Redução de Peso em Crianças

A cirurgia bariátrica envolve vários riscos tanto em adultos quanto em crianças. Os mais comuns são:

  •  Possibilidade de complicações na cirurgia
  • Anemia
  • Náuseas e vómitos.
  • Diarreia, dores abdominais e gases. 
  • Cicatrizes permanentes.
  • Perda de vitaminas e minerais importantes no corpo de uma criança.

 

Qual a idade mínima para fazer bariátrica?

A idade mínima recomendada para que crianças possam realizar uma cirurgia bariátrica é 14 anos. Porém, o SUS só realiza essa cirurgia em adolescentes a partir dos 16 anos. 

Para realizar a cirurgia antes da idade recomenda, como a criança que realizou uma cirurgia bariátrica aos 11 anos, é necessário laudo da equipe médica e decisão judicial favorável, ou seja: a família precisa recolher os laudos médicos atestando para o risco de vida em não realizar a cirurgia e entrar na justiça para que o procedimento seja autorizado.

Quem não pode fazer a cirurgia bariátrica?

Qualquer pessoa maior de 18 anos com IMC acima de 40 pode realizar a cirurgia bariátrica no Brasil caso o médico cirurgião recomende o procedimento. Para IMCs menores que 40, ou seja, quando não há um quadro de obesidade mórbida, o candidato a uma cirurgia bariátrica precisa apresentar condições de saúde associadas à obesidade que ofereçam risco à vida e que justifiquem a realização da cirurgia. 

Qual o valor da cirurgia bariátrica?

Assim como em qualquer outra cirurgia, os custos para a realização de uma cirurgia bariátrica podem variar bastante. Na rede particular, por exemplo, esse procedimento pode ser encontrado por valores que vão de R$ 20.000,00 a R$ 50.00,00. Se você precisa fazer uma bariátrica, clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você a fazer essa cirurgia na rede particular mesmo que você não tenha plano de saúde.

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

2 respostas

    1. Oi Tiago, tudo bem? Apenas o médico pode avaliar o seu estado de saúde e determinar se o seu quadro possui indicação para a cirurgia. Converse com seus responsáveis para fazer uma consulta. Boa sorte!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados