Cirurgia de hemorroida: O que é? Como funciona?

A cirurgia de hemorroida, a hemorroidectomia, é uma técnica cirúrgica indicada para o tratamento de hemorroidas graus 3 e 4 com saliências grandes. O procedimento consiste em remover as hemorroidas com pequenos cortes na pele. 

A cirurgia é realizada sob anestesia geral ou local, dependendo da preferência do cirurgião. Dependendo da avaliação de risco e necessidade, o paciente pode ser submetido a uma anestesia geral ou local para não sentir nenhuma dor durante a operação.

Se você quer saber mais sobre a cirurgia de hemorroida, esse artigo reúne as principais dúvidas e orientações sobre a hemorroidectomia. E se você possui indicação para fazer essa cirurgia e quer realizar o procedimento na rede particular, clique aqui e conheça a plataforma que democratiza o acesso às cirurgias particulares, mesmo para quem não tem plano de saúde.

 

Como é feita a cirurgia de hemorroidas?

Durante a hemorroidectomia, os tecidos inflamados são removidos e as veias internas e externas fechadas no local que se inflamaram. O tecido danificado é então removido por meio de instrumentos cirúrgicos específicos para essa operação. Isso garantirá uma recuperação adicional e menor sangramento posterior à cirurgia. O procedimento, no entanto, pode ser realizado por 6 tipos de técnicas diferentes. São elas:

  1. Hemorroidectomia 
  2. Técnica por THD/ Endopex 
  3. Técnica PPH 
  4. Laqueação com elástico 
  5. Escleroterapia 
  6. Coagulação infravermelha.

Independente do tipo de técnica empregada na cirurgia, o médico pode recomendar o uso de  medicamentos anti-inflamatórios após a cirurgia para diminuir os sintomas associados à irritação dos tecidos circundantes no local da operação – assim como prevenir o desenvolvimento de infecções bacterianas em algum momento posterior à recuperação do paciente. 

Leia também: Cirurgia sem plano de saúde. Entenda o passo-a-passo

Qual tipo de hemorroida precisa de cirurgia?

A hemorroidectomia é indicada quando as hemorróidas estão muito grandes, inflamadas ou sangrantes, geralmente as grau 3 ou 4, que são as de maior tamanho e saliência. 

É importante lembrar que: a cirurgia para a hemorróida é indicada apenas para casos em que as outras alternativas de tratamento conservador não surtem efeito, ou seja, quando o paciente já tentou outras intervenções para tratar a hemorroida, mas não obteve sucesso.

Qual o tempo de repouso para cirurgia de hemorroidas?

Não há um tempo certo de repouso pós-cirurgia de hemorroidas, pois isso depende da cirurgia realizada e da recuperação do paciente. Em geral, o tempo de repouso para cirurgia de hemorroidas é de cerca de 2 a 3 dias. No entanto, isso pode variar de acordo com a extensão da cirurgia e se outros procedimentos foram realizados junto com ela. A recuperação total geralmente leva de 4 a 6 semanas.

IMPORTANTE: É necessário seguir todas as orientações do médico e descansar o tempo suficiente para que a área operada possa se curar adequadamente. Por se tratar de uma região mais sensível, o paciente operado de hemorroida pode ter dificuldades de se sentar ou de subir escadas nos primeiros dias após a cirurgia, mas o desconforto pode ser minimizado com o uso dos medicamentos indicados pelo médico.. 

Qual o valor da cirurgia de hemorroida?

A cirurgia de hemorroida pode ser realizada na rede particular por valores que vão de R$ 3.000,00 a R$ 20.000,00. A variação do preço ocorre por conta das diferenças de técnica empregada, honorários médicos e demais custos hospitalares. 

Para fazer essa cirurgia na rede particular sem plano de saúde você pode contar com a SYN, uma plataforma que democratiza o acesso às cirurgias particulares. Clique aqui e saiba mais! 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados