Empreendedorismo na saúde: oportunidades e desafios

Empreendedorismo na saúde

O empreendedorismo na saúde é um meio interessante para os médicos que desejam ser donos de seus próprios negócios e ter mais autonomia para gerir as suas carreiras.

Nesse sentido, os profissionais da Medicina podem desenvolver empresas voltadas para a criação de produtos ou prestação de serviços voltadas para o setor da saúde.

Ao praticar o empreendedorismo na saúde, os médicos conseguem fazer a diferença na sociedade, ajudando a população e conquistando negócios rentáveis.

Ficar atento às oportunidades e aos desafios do segmento é importante para ter sucesso ao iniciar um negócio na Medicina. É sobre isso que falarei neste artigo. Acompanhe!

Oportunidades para empreender na área da saúde

As oportunidades para empreender na área da saúde são muitas e vão além de simplesmente abrir uma clínica ou consultório, o que é mais tradicional quando falamos em negócios no setor médico.

Basta que o médico preste atenção à sua volta para perceber que existem diversos segmentos em que novos negócios podem ser criados.

Veja, a seguir, alguns exemplos de oportunidades para médicos empreenderem e iniciarem novos negócios.

Envelhecimento da população

Os avanços da Medicina estão fazendo com que a população viva cada vez mais. Uma matéria publicada no Jornal da USP, por exemplo, mostra que, em 2016, o Brasil já tinha a quinta população mais idosa do mundo.

A expectativa é que, até 2030, o número de idosos ultrapasse o total de crianças com idades entre 0 e 14 anos. Ou seja, o envelhecimento da população é uma realidade e, por conta disso, esse mercado é bastante promissor.

Ao praticar o empreendedorismo na saúde, os médicos devem ficar atentos nesse filão e, talvez, lançar produtos ou serviços que sanem necessidades e melhorem a qualidade de vida dos idosos.

Empreendedorismo na saúde

População dependente do SUS

O Sistema Único de Saúde (SUS) é bastante eficiente e um modelo para outros países. No entanto, há muita demanda de serviços, o que gera demora para procedimentos simples, como uma consulta com especialista.

Em contrapartida, os planos de saúde cobram mensalidades cada vez mais caras e que não cabem no bolso de grande parte dos usuários. Isso faz com que a população sem convênios particulares cresça.

Envolto a essa realidade, o médico empreendedor pode pensar em soluções para atender a essas pessoas, facilitando o acesso particular a serviços de saúde.

Saúde preventiva

As pessoas estão cada vez mais conscientes de que vale mais a pena prevenir as doenças que tratá-las após o surgimento.

Por conta disso, cresce a preocupação dos cidadãos sobre a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, uso de suplementos e outros assuntos correlatos. Logo, investir nesse mercado também pode ser altamente lucrativo.

Mercado de tecnologia

O mercado de tecnologia também está crescendo na área da saúde, trazendo recursos que facilitam a vida da população e fazem com que as pessoas adotem hábitos mais saudáveis.

Os relógios inteligentes, por exemplo, monitoram a frequência cardíaca, temperatura corporal, qualidade do sono e outros indicadores. De tal maneira, são gerados dados importantes e que podem contribuir para que os médicos acompanhem e monitorem os seus pacientes.

Desenvolver aplicativos e outros serviços que facilitem a organização de dados e informações exclusivas de cada paciente, portanto, é uma boa ideia para empreender na saúde.

Desafios enfrentados ao praticar o empreendedorismo na saúde

Embora existam grandes oportunidades, o empreendedorismo na saúde também gera desafios. É importante que o médico empreendedor fique atento a eles ao iniciar o seu negócio.

Confira alguns dos principais desafios que você precisa ficar de olho ao iniciar um negócio na Medicina!

Alto-regulamentação do setor

Ao iniciar um negócio na área da saúde, o médico precisa ter em mente que esse setor exige uma alto-regulamentação.

São diversas as exigências feitas por órgãos como o Conselho Federal de Medicina (CFM), os serviços de Vigilância Sanitária, o Corpo de Bombeiros, entre outros. Tudo deve estar dentro dos conformes para evitar problemas.

Restrições no marketing médico

Os médicos também precisam ser criativos para divulgar os seus negócios e contar com especialistas para não ferir os códigos de ética do CFM.

De acordo com o órgão, o marketing médico deve ter um caráter educativo. Além disso, os médicos são proibidos de relacionar a sua imagem à divulgação de produtos relacionados à medicina, por exemplo.

Por isso, esse é mais um desafio a ser vencido ao praticar o empreendedorismo na área da saúde.

Visão da saúde como um serviço social

Embora a saúde, de fato, seja um serviço social, ela não pode se limitar a isso. Os exames, as consultas e outros procedimentos, quando feitos em caráter particular, precisam trazer lucros para os empreendedores e investidores.

O empreendedor da área da saúde precisa ter isso em mente, para que o negócio traga retorno financeiro para se sustentar, pagar funcionários e ainda proporcionar lucro.

É claro que apenas cobrar preços altos não é suficiente para reverter essa situação. Você precisa buscar meios de obter lucro, ao mesmo passo em que oferece um serviço acessível e desburocratizado para a população.

O empreendedorismo na saúde, sem sombra de dúvida, traz muitos desafios. Porém, quando consegue superá-los, os médicos conquistam sua independência e satisfação profissional. Além disso, ao fazer a diferença na vida dos pacientes, também se conquista a realização pessoal.

Acredito que, apesar dos desafios, empreender na saúde vale muito a pena. E você, o que pensa sobre o assunto? Conte para a gente no espaço para comentários! Vamos debater acerca desse tema tão relevante para a classe médica.

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