O atendimento humanizado é um assunto que está em alta entre os profissionais da saúde, por conta da mudança do perfil dos pacientes e também da consciência de que essa prática contribui para melhorar a relação médico-paciente.
Como resultado da humanização na saúde, além de mais eficiência nos tratamentos propostos, se conquista a fidelização dos pacientes. Siga a leitura deste artigo e saiba mais sobre o tema!
O que é o atendimento humanizado?
No livro “Medicina não é saúde: as verdadeiras causas da doença e da morte”, o escritor Jayme Landmann explica que a atividade do médico vai além de diagnosticar doenças e propor tratamentos.
O profissional da Medicina precisa compreender o paciente como um todo. Isso porque hábitos, condição social, local de moradia, questões psíquicas, entre outras podem interferir nos quadros dos pacientes.
Nesse sentido, o atendimento humanizado é aquele em que o médico é visto como um amigo, uma pessoa que está ali para ajudar. O profissional de saúde precisa quebrar essa barreira cultural, que muitas vezes impede que o paciente seja claro e explícito sobre as suas queixas e fatores que podem contribuir para o agravamento de doenças.
No atendimento humanizado, se busca a melhoria constante na comunicação entre paciente e médio, uma vez que ambos são considerados agentes no processo terapêutico.
Qual é a importância da humanização na saúde?
De acordo com o Ministério da Saúde, a humanização consiste na valorização dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Para isso, são criados vínculos solidários, de responsabilidade e participação coletiva.
A humanização na saúde é importante para que o paciente consiga realmente ter bons resultados nos tratamentos propostos e sinta confiança no médico.
No atendimento comum, o médico é visto como alguém que deve ser procurado apenas quando as pessoas já estão apresentando sintomas de uma doença.
Já no atendimento humanizado, o médico deve ser um agente que trabalha no combate às doenças de forma preventiva. Para isso, dá dicas de alimentação saudável, boas práticas para serem aplicadas na rotina, uso de vitaminas e suplementos, técnicas para melhorar a qualidade do sono etc.
Muito presente na Medicina oriental, a humanização na saúde começa a ganhar cada vez mais força no ocidente. Os benefícios são muitos, tendo em vista que barreiras culturais são quebradas e o atendimento passa a ser mais preventivo e menos paliativo.
Como implementar o atendimento humanizado na sua rotina?
Agora que você já sabe mais sobre a importância do atendimento humanizado, deve estar se perguntando sobre como aplicar isso na sua rotina profissional, não é mesmo? Veja, a seguir, algumas dicas!
Tenha empatia
A primeira coisa que deve ser feita para prestar um atendimento mais humanizado é ter empatia. Ou seja, você precisa se colocar no lugar do paciente e pensar sobre como gostaria de ser tratado em uma situação como aquela.
Muitas vezes o paciente chega no consultório já bastante fragilizado, com medo e receio de estar com uma doença grave, por exemplo. Também existem muitas pessoas que sofrem com a “síndrome do jaleco branco” e que ficam apavoradas apenas por ter que entrar em um consultório médico.
É por conta dessas situações que o médico deve ter empatia, ser simpático, “quebrar o gelo” e falar de igual para igual com o paciente. Outro ponto a ter atenção é a necessidade de evitar termos ou jargões técnicos.
Além das palavras difíceis assustarem o paciente, muitas vezes eles não têm conhecimento técnico na área, o que pode gerar dúvidas sobre o tratamento. Seja sempre o mais claro possível.
Treine a sua equipe
O atendimento humanizado não acontece apenas da porta do consultório para dentro. Ele deve ser praticado em todos os contatos que o paciente tem com a clínica, desde um primeiro contato feito por telefone ou WhatsApp, por exemplo.
É por isso que toda a sua equipe, como recepcionistas, secretárias, enfermeiros, entre outros profissionais, deve ser orientada sobre as boas práticas da humanização em saúde.
Uma boa prática é proporcionar treinamentos para o time, de modo que todos saibam como se portar de maneira correta ao fazer o atendimento aos pacientes.Estabeleça uma boa comunicação com os pacientes
No livro “Comunicação tem remédio: a comunicação nas relações interpessoais em saúde”, a enfermeira Maria Júlia Paes da Silva explica que tudo comunica em uma unidade de saúde.
Não apenas a fala propriamente dita é um ato de comunicação. Gestos, olhares, cartazes, placas de identificação, crachás usados pelos colaboradores… As fontes de informação estão espalhadas por todos os locais.
Logo, convém que você padronize a boa comunicação, para que sempre se mantenha uma linguagem adequada para falar com o paciente, independentemente do meio utilizado para isso.
Invista em novas tecnologias
Sim, por mais que estamos falando em humanização na saúde, as novas tecnologias podem e devem ser usadas no atendimento nas clínicas e consultórios médicos.
Por meio de recursos como o agendamento de consultas e o prontuário eletrônico, por exemplo, os médicos conseguem dar agilidade e qualidade ao atendimento.
As novas tecnologias devem ser usadas como um agente que facilita o atendimento médico, dá mais facilidades e recursos para o paciente. Ao fazer o agendamento pelo próprio site ou aplicativo da clínica, por exemplo, o usuário não precisa perder tempo ligando ou indo até o consultório apenas para marcar uma consulta.
Além disso, a tecnologia também pode ser utilizada para aproximar médicos e pacientes. É uma boa prática, por exemplo, enviar mensagens para os usuários quando estiver perto do momento ideal para eles refazerem os seus exames de rotina.
Ao colocar tudo isso em ação, você terá uma clínica ou consultório que presta um atendimento humanizado, proporcionando vantagens para os seus pacientes e também para o seu negócio.
Você já pratica o atendimento humanizado na sua rotina? Conte as suas experiências para a gente no espaço abaixo!