Prostatectomia radical robótica: tudo o que você precisa saber

Hoje vamos falar sobre a prostatectomia radical robótica, uma cirurgia para tratamento do câncer de próstata. Trata-se de um procedimento cirúrgico para a retirada completa da próstata por meio de uma plataforma robótica que auxilia o médico a ter movimentos mais delicados e precisos. Ao contrário da cirurgia convencional (cirurgia aberta), o recurso da cirurgia robótica possibilita um procedimento menos invasivo com chances de melhor recuperação.

É válido lembrar que o câncer de próstata é o tipo de câncer mais frequente em homens no Brasil e o segundo tipo que mais mata homens no país. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o INCA, mais de 65 mil novos casos serão diagnosticados no país ainda este ano. 

Sendo assim, é muito importante buscar informações sobre a possibilidade e indicação para se realizar a prostatectomia radical da próstata. Se você tem interesse em fazer essa cirurgia continue lendo esse artigo ou clique aqui para saber como realizar essa cirurgia na rede particular mesmo que você não tenha plano de saúde. 

 

Como é feita a prostatectomia radical robótica?

De acordo com o urologista Rafael Campos, a prostatectomia radical da próstata é feita sob anestesia geral necessitando de um período de internação de um a dois dias. Durante o procedimento, são realizados pequenos cortes na região para que o médico possa acessar o local com a ajuda do robô.

Ainda segundo o médico, geralmente o paciente pode ganhar alta no dia seguinte ao da cirurgia. Para saber mais, assista ao vídeo do Dr. Rafael Campos no perfil da SYN saúde no instagram.


Siga nosso instagram para mais conteúdos como esse.

Quais as vantagens da prostatectomia radical robótica?

Em relação à cirurgia convencional, chamada de cirurgia aberta, a cirurgia robótica de retirada da próstata oferece uma série de benefícios conforme você pode ver a seguir:

  • Menos invasivo: feito com pequenos cortes na região;
  • Recuperação mais rápida do paciente;
  • Menor perda de sangue durante o procedimento;
  • Melhor resultado estético (cicatriz menor);
  • Recuperação mais rápida da incontinência urinária pós-procedimento;
  • Maior chance de recuperação da função erétil do paciente.
Leia também: Tratamento da hiperplasia prostática benigna 

A prostatectomia radical da próstata é feita por um robô?

Não. O robô é um instrumento que o médico utiliza para ter acesso ao órgão que será operado pelo médico cirurgião. No caso da prostatectomia radical robótica, a operação é feita por meio da plataforma robótica Da Vinci. 

 Com movimentos mais delicados e precisos, a plataforma robótica consegue deixar os nervos relacionados à próstata mais preservados, o que garante melhor recuperação do paciente e menos impactos na qualidade de vida. 

 

Quanto custa a prostatectomia radical robótica?

Os custos podem variar bastante a depender dos honorários médicos, da localização e dos demais custos hospitalares e de equipe.

Sendo assim, a cirurgia de retirada da próstata pode ser realizada por valores que variam de R$ 25 a R $60 mil reais.

Você precisa dessa cirurgia e está a procura de uma alternativa mais acessível e segura? Clique aqui e saiba como a SYN pode ajudar você a realizar sua cirurgia na rede particular sem plano de saúde. Saiba mais. 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados