Também chamado de cesariana, o parto cesárea, ou cesáreo, é uma cirurgia para a retirada do bebê do útero da mãe. A cirurgia é realizada no ambiente hospitalar e é realizada por um médico obstetra.
A gestante precisa ser internada antes do procedimento, passar pelo período de jejum recomendado pelo médico. Após receber uma anestesia na coluna vertebral, será feito um corte na região abdominal para a retirada do bebê.
A cesariana é uma cirurgia muito popular no Brasil. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a OMS, o Brasil ocupa o segundo lugar no mundo em número de cesarianas. Segundo a OMS, a proporção ideal de nascimentos por cirurgia seria de até 15% de todos os nascimentos em um país. No Brasil, porém, a taxa de cesarianas é de 57%.
Se você quer saber mais sobre esse tipo de parto, continue lendo esse artigo. E se você vai realizar uma cesariana e deseja realizar o parto na rede particular, mas não tem plano de saúde, clique aqui e saiba mais sobre a SYN.
Como é o parto cesária?
O primeiro passo para a realização da cesariana é a anestesia. Aplicada na coluna vertebral, a anestesia é essencial para minimizar as dores e os desconfortos da cirurgia. Após a administração da anestesia, pode ser colocado um cateter no espaço peridural para a administração de medicamentos, caso necessário.
Assim que a anestesia começar a fazer efeito, o médico irá realizar um corte de aproximadamente 10 ou 12 centímetros na região abdominal e irá cortar outras camadas de tecidos até chegar ao bebê. Após a incisão de todas as camadas de tecido, o bebê é retirado e enviado para a avaliação do pediatra neonatologista. Após essa avaliação, o bebê é colocado ao lado da mãe para que ela o veja e depois levado para ser limpo, pesado e medido.
Enquanto isso, o obstetra avalia a saúde da mãe, faz a retirada da placenta e finaliza o procedimento fechando todas as camadas de tecido que foram abertas.
Leia também: Quanto custa uma cirurgia particular?
Quais os riscos do parto cesária?
A cesariana apresenta alguns riscos para a gestante, contudo os riscos variam muito de acordo com o estado de saúde da mulher e as condições adversas antes da cirurgia. Os riscos são raros, mas podemos citar como exemplos: embolia pulmonar, hemorragias, infecções, trombose, lesões na bexiga, útero e aderência nas alças intestinais.
Quanto tempo demora para fazer um parto cesárea?
O tempo médio de realização de uma cirurgia de parto cesariana é de, em média, 40 minutos a uma hora, porém o médico pode pedir que a internação seja feita algumas horas antes da previsão da cirurgia para avaliação e acompanhamento da gestante. A etapa de fechamento dos tecidos, após a retirada do bebê, dura cerca de 20 minutos.
Cesária deixa cicatriz?
Sim, toda cirurgia deixa uma cicatriz e com o parto cesáreo não é diferente. Durante a fase de cicatrização dos pontos a cicatriz fica mais aparente, contudo após o fechamento total e retirada dos pontos a mulher pode realizar procedimentos ou utilizar cosméticos para que a cicatriz fique menos evidente.
MAS ATENÇÃO: Só use produtos indicados pelo seu médico e nunca utilize produtos de beleza antes da retirada dos pontos. O seu médico é a pessoa mais indicada para te dar as melhores e mais seguras recomendações para o seu tratamento.
Quanto custa um parto cesária?
Os custos de uma cirurgia cesariana podem variar bastante dependendo da região, custos hospitalares e honorários médicos de toda a equipe envolvida, incluindo o obstetra, anestesista e pediatra. O preço a ser pago para uma cesariana pode variar de R$ 5 mil até R$ 20 mil.
Você quer uma opção mais econômica para realizar sua cesariana na rede particular? Clique aqui e conheça a SYN, uma empresa que tem ajudado centenas de pessoas a conseguirem realizar cirurgias na rede particular com economia, segurança e sem burocracias. Saiba mais!