Tudo sobre a cirurgia de estrabismo

menina fazendo exame de vista

Você tem curiosidade de saber tudo sobre a cirurgia de estrabismo? Então esse artigo é para você! Vamos falar sobre as principais dúvidas sobre o procedimento para a correção do estrabismo para esclarecer você.

Primeiramente, vamos explicar o que é o estrabismo. O estrabismo é uma condição ocular causada pela falta de alinhamento nos olhos. Pessoas de todas as idades podem ter estrabismo e sofrer as consequências dessa condição, sendo a principal delas a perda ou diminuição da capacidade visual.

O estrabismo pode ser de grau leve ou mais avançado, sendo o comprometimento da visão  menor em casos leves e maior em casos avançados. A cirurgia não é a única opção de tratamento para o estrabismo, mas em casos onde outras tentativas de tratamento não surtiram efeito, pode ser recomendada para que o paciente tenha uma solução definitiva para o problema. 

 

Quando a cirurgia de estrabismo é indicada?

Como você já leu acima, a cirurgia não é a única opção de tratamento para o estrabismo e nem costuma ser a primeira opção indicada pelos médicos, principalmente para casos de comprometimento menor da visão. No entanto, quando o médico avalia juntamente ao paciente que outros tratamentos não foram bem sucedidos ou há um comprometimento maior da visão, a cirurgia pode ser a melhor opção.

Nesse caso, o médico faz uma avaliação prévia da visão e dos músculos do paciente que fazem o controle de todos os movimentos oculares. O cirurgião então, avalia qual ou quais músculos precisam ser corrigidos e quantas micro incisões serão necessárias para realinhar os olhos. 

Precisa fazer essa cirurgia? Conheça a solução que está ajudando centenas de pessoas como você a operarem na rede particular com economia e segurança. Clique aqui!

Complicações da cirurgia: O que pode dar errado?

A cirurgia de estrabismo é bastante segura, porém algumas intercorrências podem ocorrer durante o procedimento, assim como em qualquer outro tipo de cirurgia. As mais comuns para esse tipo de cirurgia são:

  • Sangramento
  • Infecções oculares
  • Perda de visão ou dificuldade para enxergar
  • Visão “dupla” ou irregular
Leia também: Como fazer cirurgia sem plano de saúde

Recuperação e resultados da cirurgia de estrabismo

O tempo de recuperação da cirurgia de estrabismo varia de acordo com cada paciente e apenas o médico pode precisar o tempo correto de repouso e recuperação. Mas, na maioria dos casos, a recuperação total do paciente acontece no prazo de uma a duas semanas.

IMPORTANTE: As recomendações do pós-operatório devem ser seguidas corretamente, pois além de facilitar a boa recuperação, evitam infecções e outros problemas que podem resultar em complicações.

Após o procedimento, o cirurgião ainda pode recomendar terapias ou tratamentos auxiliares, incluindo terapias visuais para fortalecimento dos músculos e uso do tampão para proteção dos olhos. 

Quanto custa uma cirurgia de estrabismo:

O valor dessa cirurgia pode variar bastante, podendo custar desde R$ 2.500,00 até valores superiores a R$ 10.000,00. Se você quer realizar essa cirurgia e não tem plano de saúde ou não pode e não quer esperar pelo SUS, a SYN é uma solução que pode ajudar você. Clique aqui e conheça nosso acesso facilitado às cirurgias particulares

 

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados