Cirurgia de pterígio: saiba como funciona

Também chamada de exérese de pterígio, a cirurgia de pterígio é um procedimento para remover  a membrana de tecido conjuntivo que cresceu de modo anormal  ou irregular na parte superior do olho. Essa condição, chamada de pterígio, também é conhecida como pálpebra da lua crescente e é caracterizada pelo crescimento de uma camada fina, velada e leitosa de tecido cobrindo a superfície inferior do olho.

A cirurgia é recomendada para, além de corrigir esse problema, melhorar a capacidade de enxergar para o paciente e também a sua autoestima, visto que o pterígio pode també alterar a estética e a aparência da pessoa acometida.

Quando o médico recomenda a cirurgia, é hora do paciente se preparar para o procedimento. Se você ainda não chegou nessa etapa e está buscando recomendações, clique aqui e conheça a plataforma que ajuda pessoas a operarem na rede particular, mesmo que você não tenha plano de saúde. 

Agora, vamos às principais dúvidas sobre a cirurgia de pterígio para que você saiba como funciona. Boa leitura!

Como é feita uma cirurgia de exérese de pterígio?

A cirurgia de pterígio visa remover completamente o tecido anormal que está presente no olho e restabelecer a estrutura ocular. Por se tratar de um procedimento cirúrgico, essa intervenção deve ser feita em centro cirúrgico com o paciente sob anestesia local 

Durante o procedimento convencional, o cirurgião usa um instrumento cirúrgico especial para separar o pterígio do olho. Em seguida, é feita a remoção do tecido e podem ser feitas punções locais para evitar lesões. Na cirurgia de pterígio a laser, mais moderna e menos invasiva, o cirurgião realiza todo o procedimento com o auxílio de um laser. 

Tanto na forma tradicional quanto na cirurgia a laser, o procedimento tem a duração média de 30 minutos, podendo se estender em até uma hora.

Leia também: Como fazer cirurgia sem plano de saúde

Como fica o olho após a cirurgia?

Depois da cirurgia é colocado um curativo e um tampão no olho para evitar contaminações e, consequentemente, infecções. Também pode ser recomendado que o paciente use óculos escuros nos primeiros dias para proteger os olhos da luz direta do sol. 

O inchaço e a vermelhidão locais são reações normais da cirurgia de pterígio, mas não se preocupe: esses sintomas tendem a desaparecer alguns dias após o procedimento.

IMPORTANTE: Siga todas as recomendações médicas para evitar complicações e ter uma boa recuperação. 

Qual o tempo de recuperação da cirurgia de pterígio?

A recuperação da cirurgia de pterígio não é complexa e o paciente tende a se recuperar completamente em algumas semanas. Porém, caso o cirurgião recomende, por riscos de complicações ou condições de saúde do paciente, o tempo de recuperação total pode se estender por mais algumas semanas. 

O que não pode fazer depois da cirurgia de pterígio?

O paciente pode retomar suas atividades normalmente em alguns dias, mas não é recomendado que ele faça atividades que exijam muito esforço, como pegar peso, praticar atividades físicas e se expor ao sol e ao calor. 

Quanto custa uma cirurgia de pterígio?

Assim como qualquer outra cirurgia, esse procedimento pode variar bastante de preço na rede particular. Isso acontece porque os custos podem variar a depender da técnica empregada, custos hospitalares e honorários da equipe médica. 

No entanto, a cirurgia de pterígio pode ser encontrada por valores que vão de R$ 2.000,00 a mais de R$ 5.000,00. Se você pretende fazer essa cirurgia na rede particular, saiba que a SYN pode ajudar você. Clique aqui e saiba mais!

Gostou do conteúdo? Então compartilhe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados